“A música me salvou”: conheça um pouco mais sobre a trajetória social e cultural do rapper criciumense Alex Gabriel

Em algum momento da vida nos deparamos com um Ponto Crucial, aquele instante em que precisamos tomar decisões que vão impactar no resto da jornada. Para alguns as oportunidades são melhores, mas para outros nem tanto, porém a escolhas acabam sendo difíceis para todos, mais ainda para quem vive na periferia e luta a cada dia, mesmo na incerteza do amanhã, e essa é a luta diária do rapper criciumense e coordenador da Cufa-SC (Central Única das Favelas) Alex Gabriel Rodrigues, 36 anos, que decidiu dedicar boa parte de sua vida em prol de ajudar o próximo. 

blank

Desde os 17 anos, o empreendedor social já atua na área assistencial, um chamado das comunidades para ser um porta voz, um representante das necessidades e demandas sociais junto a sociedade. No ano de 2000, as atividades iniciaram por meio da música, educação social e o rap.

No entanto, somente a cultura não supria a necessidade de quem tem fome e precisa de alimentos, medicamentos e cuidados especiais, tais dificuldades foram os fatores que contribuíram para a fundação da ONG VozDoGueTo, que priorizava o assistencialismo nas comunidades de Criciúma. 

Com o passar dos anos o trabalho foi se consolidando, novas lideranças surgiam e o projeto acabou se expandindo para outras cidades da região e do Estado.

A dedicação e competência de Rodrigues, fizeram com que em 2019, um dos maiores nomes do empreendedorismo social no Brasil, Celso Athayde, fundador Central Única das Favelas, viesse até Criciúma conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo rapper e trazer um convite para que assumisse a direção estadual da Cufa em Santa Catarina.

Nesta nova iniciativa, mais de 100 mil famílias já foram atendidas, com diversas ações, desde a entrega de cestas básicas, acompanhamento e educação social, entre outras. 

blank

A maior influência na música foi seu pai

Paralelo ao trabalho social, o rapper jamais deixou de investir em sua carreira musical. Desde menino acompanhava seu pai, Antônio Valtair Rodrigues, que era um amante da música, do Samba e da MPB e essa paixão despertou diversos talentos que ao longo dos anos foram sendo explorados. Sejam as letras ou arranjos, Alex é um artista versátil, ele compõem e interpreta com a mesma disposição.

Dos eventos na escola e no bairro e hoje viajando o país para mostrar o seu dom, seja na música ou nas ações sociais, o rapper criciumense está na batalha e a cada dia acumula as glórias de quem sempre priorizou tomar as melhores decisões para si e para o próximo, de quem sabe que o caminho do bem é uma via muito mais iluminada.

Para acompanhar um pouco mais da rotina social e cultural de Alex Gabriel basta seguir as Páginas do Instagram: @alexgabriel__ponto_crucial e @cufa.santa_catarina

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email