Especialista em trilhas fala sobre quais os cuidados para aproveitar a natureza com segurança

Principalmente durante o verão, não é raro vermos no noticiário pessoas ou grupos que precisaram de ajuda para sair de uma trilha, ou foram literalmente resgatados. Além disso, notícias sobre acidentes em atividades junto à natureza sempre são um sinal de alerta para quem gosta de praticar esse tipo de aventura.

Segundo o guia de ecoturismo, Alessandro Nelito Adriano, da Live the Life Adventure, existe uma série de fatores que devem ser observados antes de sair caminhando para dentro de uma trilha. “É preciso observar o terreno, condições climáticas, condicionamento físico e equipamentos como roupas e calçados adequados”, explica.

Apaixonado por atividades outdoor, Alessandro, mais conhecido como Lê, é praticante de esportes de aventura há mais de 10 anos, além de atuar como socorrista. Há um ano fundou a Live the Life Adventure, uma empresa de Ecoturismo e Esportes de Aventura, que promove trilhas, rapel, acampamentos e viagens para vários lugares de Santa Catarina e do Brasil. Um dos objetivos é justamente oferecer atividades de aventura junto à natureza com toda a segurança necessária.

Publicidade

Segundo Lê, muitos incidentes registrados em trilhas estão relacionados com a falta de conhecimento das pessoas sobre o local, por isso o primeiro passo antes de fazer uma trilha é se planejar. “Como saber se é a trilha fácil ou complicada? Se você não conhece nenhum guia, nenhuma pessoa que já fez essa trilha, é preciso pegar informações com moradores locais, na internet… Infelizmente as trilhas aqui na nossa região não são sinalizadas, por isso existe o risco de pegar um caminho adjacente e se perder”, orienta.

Além do planejamento sobre o local a ser explorado, entrar numa trilha com roupa de banho não é uma boa ideia. Por mais que a trilha seja no litoral e a paisagem revele uma bela praia, o ideal é usar calçado fechado, calça e camiseta de manga longa. Ainda conforme Lê, alguns equipamentos são indispensáveis. “Além do calçado e da roupa adequada e confortável, é preciso ter um telefone com bateria para emergências, um kit de primeiros socorros, e porque não uma lanterna? A gente nunca sabe o que pode acontecer. Jamais esquecer de comunicar outras pessoas sobre os horários em que você vai entrar e sair da trilha, porque se você não voltar, essa pessoa vai te procurar ou acionar o socorro”, reforça. Água e algum tipo de alimento também são itens importantes.

Apesar de toda a orientação, o ideal mesmo é ter sempre por perto alguém experiente nesse tipo de atividade. “Por mais que tenhamos aplicativos que nos indicam o caminho, nunca será igual a uma pessoa experiente estar te guindo”, finaliza.

Publicidade

Sobre a Live the Life Adventure

A Live the Life Adventure é uma empresa de Ecoturismo e Esportes de Aventura, com sede na cidade de Itajaí. O objetivo é promover esportes e atividades outdoor, unindo o contato com a natureza e esportes. Com mais de um ano no mercado, a Live the Life já promoveu quase 100 trips em várias cidades de Santa Catarina e também fora do estado.

A equipe de guias e instrutores é formada por profissionais habilitados, que atuam em áreas ligadas à saúde e resgate, que garante ainda mais a segurança de quem participa das aventuras.

“Viemos para promover aventuras inesquecíveis com segurança e qualidade”, diz Alessandro Nelito Adriano, o Lê, que além de guia de ecoturismo é também o fundador da Live the Life Adventure.

Publicidade

Para saber mais siga o instagram @livethelife_adveture

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email