Mutirão de vacinação contra a gripe será promovido neste final de semana

Para aumentar a cobertura vacinal em Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde do município realizará um mutirão de vacinação contra a Influenza (gripe) neste final de semana, em praça e shoppings da cidade.
Durante o sábado, 18, a vacinação será realizada na Praça Nereu Ramos, das 9h às 12h, e no Nações Shopping e Criciúma Shopping, das 15h às 21h. No domingo, 19, a ação acontecerá somente à tarde, no Nações Shopping e Criciúma Shopping, das 15h às 21h.
Atualmente, a cobertura vacinal no município é de 45,67%. A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é atingir 90% do público-alvo, que abrange gestantes, puérperas, idosos, crianças e indígenas. Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu, neste ano, antecipar a campanha, ampliada agora para toda a população. Até o momento, Criciúma recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mais de 30 mil doses da vacina contra a Influenza.
No final de semana seguinte, as ações voltam a acontecer. No sábado e domingo (25 e 26), a vacinação ocorrerá no Parque das Nações, Parque da Altair Guidi e Parque dos Imigrantes, das 13h às 19h. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, a estratégia visa fortalecer e ampliar o acesso à vacinação para toda a população.
“É importante que as pessoas procurem a vacina para manter a saúde individual e coletiva, principalmente, nesta época do ano, quando as temperaturas começam a baixar e a população fica mais vulnerável às doenças respiratórias. Então, quem ainda não se vacinou ou não levou os filhos para tomar o imunizante, pode aproveitar essa oportunidade durante os finais de semana”, ressaltou o secretário.
Vacina trivalente
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é trivalente e protege contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A dose da vacina contra a Influenza pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, do MS. Para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. Crianças e adolescentes devem estar acompanhadas de algum responsável.
Confira os grupos prioritários a serem vacinados:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Trabalhadores da Saúde
– Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto)
– Professores do Ensino Básico e Superior
– Povos indígenas e quilombolas
– Idosos com 60 anos ou mais de idade
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das Forças Armadas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
– Trabalhadores Portuários
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email