Saiba quais são os alimentos indicados para encarar os dias de frio

A mudança nas rotinas alimentares trouxe maus hábitos como um consumo excessivo de alimentos ultraprocessados (refinados e/ou ricos em açúcar, gordura, sódio, aditivos químicos e artificiais). Esses alimentos são baseados sempre nos mesmos ingredientes, gerando monotonia alimentar e empobrecimento nutricional.

Uma boa alimentação é composta por uma variedade de frutas, legumes e verduras. Cada alimento se desenvolve melhor em uma determinada época do ano e consumi-los na sua safra é vantajoso e traz muitos benefícios como:

Publicidade
blank
  • Disponibilidade de nutrientes: quando colhido na época certa, o alimento tem maior qualidade nutricional, isso se dá devido ao aproveitamento do clima e absorção dos nutrientes presentes no solo;
  • Mais sabor: cultivado na sua época natural, o alimento aproveita o clima e o solo e, consequentemente, desenvolve melhor seu aroma e sabor;
  • Menor preço: os custos da produção serão menores, com menos interferência do produtor e de aditivos que encarecem o produto;
  • Menos agrotóxicos: o alimento cultivado em sua época correta reduz a utilização de pesticidas e agrotóxicos, ajudando a preservar o meio ambiente.

Apesar da queda na temperatura, ainda falta cerca de um mês para a estação mais fria do ano. No inverno, a abóbora, a couve e a mandioca são ótimos ingredientes da estação para o preparo de sopas e caldos deliciosos, além de serem fontes de energia e nutrientes.

Publicidade

Dê preferência a alimentos orgânicos e agroecológicos e fique atento a sua hidratação também no inverno. Beba água e aproveite os chás com as ervas da época.

O inverno é marcado por um ar seco, umidade e frio e, por isso, nosso organismo está suscetível a doenças respiratórias. Os cítricos são importantes para fortalecer nossa imunidade. É a época também de muitos tubérculos, como o inhame, mandioca que são fontes de energia importantes já que o nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos.

No inverno brasileiro é época de abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, brócolis, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, chicória (escarola), couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pêra, pinhão e tangerina.

Publicidade

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email