Como fazer mais em menos tempo

Já diz um velho ditado: “tempo é dinheiro”. Entretanto há muitos exemplos de como desperdiçá-lo durante o trabalho. Diversas pessoas ficam olhando a tela do celular enquanto a vida acontece, escolhem resolver coisas “urgentes” que não são importantes e se dispersam em conversas com os colegas, enquanto outras tentam fazer tudo para agradar a todos e há também quem fique esperando que os problemas se resolvam sozinhos. São ações contraproducentes e muitos profissionais não entendem o quanto precisam mudar essas condutas porque o mercado atual exige que todos sejam mais produtivos ao desempenhar suas funções.

Para Karen Rodríguez, de 32 anos, especialista em gestão de talentos e recursos humanos, não saber gerenciar o tempo e as informações recebidas é um dos principais fatores que prejudicam a produtividade no trabalho.

“Nosso tempo é limitado e, com toda a questão da digitalização, principalmente na pós-pandemia, nós temos informação o tempo todo, o que causa muitas distrações: você entra no e-mail do trabalho, sempre tem novas mensagens, recebe as notificações de WhatsApp e não consegue gerenciar o tempo e a informação recebida ao redor. Obviamente você fica com a sensação de que não está produzindo o que você deveria”, analisa.

Publicidade

Outro detalhe é que muitos não sabem que ser produtivo significa produzir mais, em menos tempo e com menos recursos. “É preciso entender o que é ser produtivo. Muitas vezes, as pessoas acreditam que foram produtivas porque trabalharam muitas horas, quando ser produtivo é conseguir preencher todas as dimensões da vida com qualidade e sem atropelos. Você consegue dormir bem, ter tempo para comer, para a família e também desempenhar suas funções sem que uma atrapalhe a outra? De forma geral, as pessoas precisam se perguntar e entender isso”, diz.

A especialista afirma que é fundamental ordenar como serão feitas as atividades e as tarefas cotidianas. “Isso também gera menos ansiedade nas pessoas. É necessário ter um objetivo claro, fazer um planejamento para alcançá-lo e que todas a pessoas ao redor consigam entender isso. Existem vários instrumentos para isso. O primeiro é a autogestão: as pessoas precisam ser elas mesmas e responsáveis por suas ações para que tanto elas como as equipes sejam produtivas, além de terem capacidade de execução, que está atrelada às prioridades”.

Karen diz que a agilidade é outro ingrediente para ser mais produtivo e executar com eficiência o que foi combinado. “Tarefas complexas precisam muito da sua concentração para que sejam executadas, mas, se você não tem prioridades, não vai conseguir fazer nada. Existem ferramentas que ajudam a elegê-las. Uma delas é o Microsoft Planner, um aplicativo para criar planos, atribuir e conversar sobre as tarefas. Para gerenciamento do tempo, o método Pomodoro é o mais comum. Você define o que será realizado por 25 minutos, trabalha focado nesse período e descansa por 5 minutos. Depois disso, levanta, dá uma volta, bebe, água, etc.”, explica.

Publicidade

Ela destaca ainda o papel do gestor nesse processo: “ele também precisa manter sua equipe preparada, construir confiança e criar uma cultura em que as pessoas possam se desenvolver no dia a dia para que o trabalho possa sempre melhorar. O gestor precisa manter esse trabalho em equipe e auxiliar para que todos sejam mais produtivos. Eu sempre digo que o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe, bem orientado, ganha campeonatos”, afirma.

Contudo Karen avalia que nada disso adiantará se não houver disciplina e comprometimento para cumprir as tarefas sem procrastinar. “Os hábitos são muito poderosos. Se você decide emagrecer porque quer ter mais saúde e para se sentir mais disposto, precisa fazer esse acordo com o mundo e ter foco nessas prioridades. O mesmo serve para o trabalho. Entenda o que o gestor e quem está à sua volta esperam de você. Saiba o que você precisa fazer, em quanto tempo e tenha foco. Não tem problema perguntar, se for preciso esclarecer algum ponto”, conclui.

Novo direcionamento

Se você não está conseguindo ser produtivo nas suas atividades, talvez lhe falte direcionamento espiritual para isso. Faça como milhares de pessoas que estão mudando esse e outros aspectos de sua vida profissional ao participar do Novo Congresso para o Sucesso. A reunião baseada na Palavra de Deus acontece às segundas-feiras em todos os templos da Universal.

Publicidade
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email