Veja algumas dicas de como aproveitar a água da chuva

Nesses últimos dias, tem sidos os mais chuvosos, com isso temos algumas dicas de como você pode utilizar a água da chuva para fazer tarefas de limpeza do dia-a-dia.

Segundo pesquisas feitas pela ONU, a escassez de água é uma questão que afetará, pelo menos, dois terços da população mundial em alguns anos. Para evitar que a nossa perda seja ainda maior, economizar água deve ser uma preocupação. Diminuir o tempo no banho, por exemplo, é uma boa maneira de fazer isso.

Publicidade
blank

Muito utilizado no Nordeste, as cisternas captam a água da chuva e a armazenam para o uso doméstico. O sistema é considerado um dos mais eficientes e eficazes quando o assunto é economia e reutilização de água. O melhor de tudo é que pode ser instalado em casas e apartamentos.

Publicidade

Seu jardim tem um espelho d’água? Essa pode ser uma excelente ajuda no aproveitamento da água da chuva, sem contar que evita gastos a mais, uma vez que você não precisará enchê-los. Para tratar a água, opte por adicionar um pouco de cloro em todas as extremidades deste reservatório.

 

Para te ajudar em qual local você deve usar a água, separamos algumas das principais formas de uso:

Banheiro

Assim como o chuveiro, o vaso sanitário é uma das fontes que mais gastam água. Afinal, ao funcionar, ele acaba gastando 12 litros em apenas seis segundos. Ao apostar no aproveitamento da água da chuva, você diminui esse número e contribui para a economia mundial.

A água também pode ser aproveitada para a limpeza geral deste cômodo da casa. Como essa é uma área própria para higiene pessoal, é importante que ela se mantenha sempre limpinha.

Publicidade

Limpeza

Lavar carros, pisos de diferentes cômodos da casa e fachadas também está entre as dicas para aproveitar a água da chuva. Inclusive, você pode separar a água destinada para cada tipo de limpeza em alguns recipientes. Dessa forma, você consegue economizar ainda mais.

Aliás, essa é uma excelente alternativa para limpar áreas externas, como lavanderias e varandas, já que elas ficam bem mais expostas à sujeira. Basta pegar um esfregão e os produtos do seu gosto.

Segurança

Apesar de tomar o maior cuidado com as instalações da casa, nunca sabemos quando acontecerá uma situação de emergência. Por esse motivo, é muito importante contar com reservas de água, dedicadas especialmente para acidentes como incêndios e casos semelhantes.

Publicidade

Ter um reservatório para emergências é a solução perfeita para não ficar sem água naqueles dias em que acontecem obras ou suspensão temporária dos serviços das empresas de distribuição.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email