Policia Militar irá seguir nas ruas com ações de conscientização e fiscalização

Orientar e tirar as dúvidas da população em tempos de pandemia do novo coronavírus. Essa tem sido a principal missão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) nos últimos dias. Desde o dia 17 de março, quando teve início o período de isolamento social e limitação de atividades econômicas, a PM tem se dedicado diuturnamente em suas ações para repassar informações e conscientizar a população sobre recomendações sanitárias e restrições das atividades. 

Com o retorno de novas atividades nesta segunda-feira, o policiamento seguirá atento e vigilante para contribuir com a proteção da comunidade, tanto na sua missão de garantir a segurança pública, quanto nas medidas de prevenção e combate a pandemia. 

O Centro de Comunicação Social (CCS) da PMSC tem disponibilizado diversos informativos e mensagens de orientação nas mídias sociais oficiais da instituição. O material tem sido divulgado pela imprensa e por todas as regiões e batalhões do Estado, que também contribuem com produções locais.

O portal da PMSC é utilizado como referência de consulta para as limitações das atividades que podem ou não seguir em funcionamento. O aplicativo para smartphonePMSC Cidadão, também se ajustou para as novas demandas com uma área dedicada à consulta do controle de atividades econômicas. Ali, o policial ou cidadão podem verificar se o estabelecimento possui restrições de funcionamento por conta das medidas de prevenção.

Dentre as campanhas realizadas, diversas unidades tem feito parcerias com órgãos locais e outras instituições para fiscalização em barreiras sanitárias. O foco é evitar a contaminação ou aumento de casos em municípios que não apresentam ou com baixo número de infectados.

Não há nenhum bloqueio para ingresso nos municípios catarinenses. Em Criciúma, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) montou pontos fixos de policiamento junto a centrais de triagem para auxiliar os profissionais da saúde e orientar a comunidade.

Outra prática tem sido as campanhas com carros de som. Viaturas ou carros de empresas privadas circulam pelas principais ruas das cidades levando a mensagem da PMSC sobre prevenção. O 1º, 12º e 25º BPM, em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes respectivamente, usaram do recurso para conscientizar comerciantes e populares das restrições de circulação e aglomeração em vias públicas.

Em São Miguel do Oeste, o 11º BPM foi até os estabelecimentos com atividades essenciais, que seguem em funcionamento, e entregou panfletos devidamente higienizados com dicas para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus.

Já Polícia Militar Rodoviária, em diversas cidades, realizou movimentos junto com entidades para doação de alimentos, seja para as comunidades mais carentes ou para os caminhoneiros, que encontraram dificuldades de pontos de alimentação durante os trajetos.

Essas foram algumas das dezenas de ações. Seja na praia, na agência bancária ou nos espaços públicos urbanos, o primeiro contato do policial militar é sempre no sentido de orientar.

“Quero deixar claro que o momento não é o da PM contra o cidadão e sim ao lado dele. Vamos evitar as aglomerações, mas a abordagem será no sentido de orientar a todos a ficarem em quarentena”, finalizou o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

A Polícia Militar de Santa Catarina agradece ao cidadão que tem colaborado e compreendido a missão da PM. A instituição segue o trabalho nas ruas e rodovias catarinenses, presentes e protegendo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email