Palestra gratuita com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina na Acic

palestra coronel policia

Com intuito de aproximar ainda mais a Polícia Militar de Santa Catarina da comunidade, o comandante-geral coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior irá ministrar uma palestra com o tema “Estratégias de Segurança Pública para o Estado de Santa Catarina”, na próxima segunda-feira, 09 de julho, a partir das 19h, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

“O comandante vai mostrar as atividades que a Polícia Militar vem realizando. Mostrar para um público que tem uma visão diferenciado, como é o caso da classe empresarial, que a segurança pública e a polícia também se desenvolve pautada em estratégias e ações”, destaca o comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto.

O coronel Araújo Gomes, aos 51 anos, possuí perfil operacional e técnico, e completou 31 anos de serviço neste ano, com vasto conhecimento e entusiasmado com os novos desafios, desde que assumiu a função em fevereiro de 2018.

Em sua trajetória profissional, na PMSC, o coronel exerceu como principais funções, enquanto oficial superior, a chefia da PM-6, no Estado-Maior-Geral, o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Florianópolis, o comando da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), responsável pela Grande Florianópolis, e o subcomando-geral da corporação.

Atuou também em Joinville, onde comandou o Pelotão de Polícia de Choque e criou o Pelotão de Paramédicos. Em sua passagem pelo Corpo de Bombeiros, quando este ainda pertencia à PMSC, também coordenou programas na área de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e combate a incêndio.

Na Defesa Civil Estadual foi gerente de resposta a desastres e no Estado-Maior-Geral, órgão colegiado de assessoria ao Comando Geral da PMSC, foi chefe da terceira seção, responsável pela doutrina e operações policiais.

Araújo Gomes também desempenhou missões do Governo Federal, no Rio de Janeiro e Pará (missões do Ministério da Justiça) e na Serra Fluminense (missões do Ministério da Integração Nacional).

Com formação na área de desastres, emergências e segurança pública em diversos países como EUA, Colômbia, Argentina e Chile, ele também participou da Comitiva Brasileira que definiu a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (Marco de Hyogo), no Fórum Mundial da ONU, no Japão.

Além disso, o coronel Araújo Gomes também atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos Sobre Desastres, da UFSC, onde já produziu diversos materiais de referência, para a gestão de desastres, utilizados em nível nacional.

Como tenente-coronel comandou o 4ª BPM, responsável pelas porções centro, sul e leste da Ilha de Santa Catarina, entre 2011 e 2016. Neste período, esteve à frente de inúmeras situações decisivas para a cidade de Florianópolis, incluindo a mediação de greves e paralisações do sistema de transporte, manifestações sociais em larga escala e ondas de atentados por facções criminosas.

Já no posto de coronel, no ano de 2016, permaneceu por um ano e dois meses no comando da 11ª Região Policial Militar, responsável pelos 12 municípios da Grande Florianópolis (com exceção da Capital), até assumir a função de subcomandante-geral da PMSC no dia 28 de abril de 2017.

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas pelo link: www.acicri.com.br/curso/estrategias-seguranc-publica-o-estado-santa-catarina-5284

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email