Orientações sobre utilização correta da rede de esgoto são reforçadas pela Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) reforça o diálogo com moradores dos bairros São Luiz e Próspera sobre a utilização correta do Sistema de Esgotamento Sanitário que em breve entrará em funcionamento.

Mesmo que não esteja ainda autorizada a ligação à rede coletora em implantação, é por meio de profissionais que visitam as residências que são compartilhadas orientações e boas práticas para uso do sistema público de esgotamento sanitário.

blank

A Casan destaca que um dos principais entraves ao bom funcionamento é a presença de lixo nas tubulações e na chegada da estação de tratamento. Entre os principais rejeitos encontrados durante o trabalho de profissionais dos Setores Operacionais de Esgoto estão plásticos, panos, pedaços de tijolos, fraldas, cabelos e preservativos.

Outro problema é a ligação de água da chuva nos sistemas de esgoto, o que também compromete o seu funcionamento. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos na cidade.

A orientação é que a água da chuva coletada nas calhas seja direcionada às redes de drenagem, que são separadas das tubulações de esgoto. Essa conexão inadequada entre as duas redes tanto pode causar problemas nas residências, o que é um transtorno para o morador, como para o funcionamento das estações de tratamento, unidades fundamentais para que o esgoto seja depurado e possa voltar à natureza sem causar danos.

Dicas importantes

– Não descarte lixo (plásticos, cabelos, preservativos, cotonetes etc.) no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico.

– Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.

– Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos.

– Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, nuca para áreas a céu aberto

– Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.

– Não retire a tampa dos Poços de Visitas da Casan para escoar a água da chuva. Além de ser um ato de vandalismo, prejudica o serviço público de coleta e tratamento de esgoto e também pode causar acidentes.

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email