MEU NOVO EMPREGO: dicas importantes para quem está em busca de um emprego

O site Bairros Criciúma desde o seu lançamento, em 2018, busca trazer informações importantes para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. Diariamente recebemos diversas mensagens de leitores, que inclusive confundem nosso site com uma agência de emprego, quem sabe devido até mesmo a uma leitura rápida ou pela ansiedade na busca de uma vaga. 

Para tentarmos ajudar ainda mais quem está na luta em busca de uma vaga de emprego vamos trazer uma série de reportagens com dicas importantes para alcançar a tão desejada oportunidade no mercado de trabalho. Na série “MEU NOVO EMPREGO” apresentaremos orientações e indicações de possibilidades que irão aumentar as suas chances de conquistar um novo emprego.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11% no trimestre encerrado em dezembro, atingindo 11,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta primeira reportagem iremos tratar de um dos mais importantes requisitos exigidos pelo mercado de trabalho na atualidade. Muitas vagas desocupadas ou com dificuldade de preenchimento por faltas de mão-de-obra qualificada demonstra a importância de um requisito bastante exigido pela maioria dos empregadores: o nível de escolaridade. 

Ensino fundamental e médio completos são exigência de grande parte das vagas anunciadas na região, portanto quem pensa em abandonar os estudos, lembre-se que daqui alguns anos isso pode ser uma barreira na hora de buscar novas possibilidades. 

Em Criciúma será inaugurada uma sede exclusiva para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), na antiga estrutura da EMEIEF Profº Francisco Skrabski, no bairro Argentina, as matrículas estão abertas e as aulas iniciam no dia 10 de fevereiro. 

Escolas municipais participantes do Proeja:

EMEIEF Professora Lili Coelho (Santa Luzia)

EMEIEF Ludovico Coccolo (São Luiz)

EMEIEF Oswaldo Hülse (São Francisco)

EMEIEF Giácomo Zanette (Santo Antônio)

EMEIEF Vilson Lalau (Cristo Redentor)

EMEIEF Fiorento Meller (Cidade Mineira Nova)

EMEIEF Luiz Lazzarin (Vila Isabel)

EMEF Jorge da Cunha Carneiro (Brasília)

Ainda no município a EEB MIN Jarbas Passarinho, localizada no bairro Pinheirinho, onde fica o CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) oferece a possibilidade de conclusão dos estudos pela rede estadual de educação. 

Quem busca a concluir seus estudos de forma mais rápida pode encontrar no Supletivo uma alternativa. Com valores acessíveis e ensino à distância, o CEAPI, localizado próximo a Rodoviária de Criciúma, abre mensalmente turmas para alunos que pretendem finalizar o ensino Fundamental ou Médio. Mais informações pelo (48) 3442-5252 ou (48)99921-0127(whatsapp).

Lembramos que as escolas costumam exigir para a matrícula os seguintes documentos: RG e CPF, comprovante de residência e principalmente o Histórico Escolar. Cabe salientar que sem a conclusão do Ensino Médio não é possível ingressar no Ensino Superior.

Outra possibilidade para concluir os estudos é o Encceja, nele o candidato pode se inscrever gratuitamente para realizar as provas independentemente do ano ou série em que tenha parado os estudos.

O exame é composto por duas categorias: Encceja Ensino Médio, para os que desejam o diploma do Ensino Médio, e o Encceja Ensino Fundamental, para aqueles que precisam do certificado desse nível.

O exame consiste em quatro provas, sendo que cada uma possui trinta questões, e uma redação.

No nível fundamental, a prova é dividida nas seguintes áreas: Matemática; Ciências; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.

No nível médio são cobradas Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Para ser aprovado, o candidato deverá tirar nota acima de 100 (cem) nas matérias selecionadas durante a inscrição e nota acima de 5 (cinco) para ser aprovado na redação.

Caso ele não tenha passado em alguma matéria, é possível realizar as provas somente das matérias pendentes no ano seguinte.

As datas do Encceja 2020 ainda não foram informadas pelo Ministério da Educação (MEC). Nos últimos anos, as inscrições se iniciaram no mês de maio e a prova foi aplicada no mês de agosto.

Depois de aprovado, o candidato deve retirar seu certificado na Secretaria Estadual de Educação de sua cidade, ou em alguma Instituição certificadora estabelecida pelo governo, em Criciúma, os certificados são emitidos pelo IFSC. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email