Melhorias no Parque das Nações são promovidas pela Prefeitura

Local de encontro de muitos criciumenses, o Parque das Nações Cincinato Naspolini está recebendo melhorias do Governo de Criciúma. Obras de revitalização das pistas de ciclismo e caminhada iniciaram nesta semana para beneficiar os frequentadores da área de lazer.

Os trabalhos também incluem a manutenção de aparelhos das academias ao ar livre e a instalação de guarda-corpos na Estação Cresciuma e no palco principal do parque administrado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma.

Nas pistas de ciclismo e caminhada, que contam com 1,1 quilômetro cada, os trechos danificados receberam uma nova capa asfáltica. Os serviços foram executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana. “Depois de concluir a revitalização asfáltica, as pistas vão ganhar uma nova pintura. O parque também recebeu serviços de paisagismo, novos mastros e outras melhorias”, comenta o administrador do Parque das Nações Cincinato Naspolini, Guilherme Bonassa.

O cronograma de melhorias na área de lazer inclui, ainda, a instalação de novos bebedouros para os visitantes, a implantação de um espaço para a prática de slackline e a manutenção dos trilhos da Mini Ferrovia Terezinha. Os serviços na via férrea, que recebe aproximadamente 1 mil visitantes por semana, serão feitos pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha ferroviária do Sul de Santa Catarina.

“O parque é algo vivo, em constante transformação. O Parque das Nações tem quase nove anos e mudou a cidade, sendo o pontapé da transformação e consolidando Criciúma como a cidade dos parques. Estamos revitalizando as pistas, vamos melhorar a cancha de bocha, fazer a manutenção do trenzinho e dos trilhos e aperfeiçoar a parte interna da área de lazer”, afirma o presidente da FME de Criciúma, Nícola Martins. O Parque das Nações Cincinato Naspolini recebe aproximadamente 10 mil pessoas por semana.

Cidade dos parques

Criciúma conta com três parques à disposição dos moradores desde o dia 6 de janeiro de 2020, quando a Administração Municipal inaugurou o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. Localizada no bairro Santa Bárbara, a área de lazer foi entregue durante as comemorações alusivas aos 140 anos do município e conta com pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas, quadras de areia, academias ao ar livre, áreas de convivência, playground infantil, entre outros atrativos.

No distrito do Rio Maina, o Parque dos Imigrantes, inaugurado em 2019, possui pista de caminhada, ciclovia, campo de futebol, quadra poliesportiva, campo de areia, quadra de vôlei de praia, academia ao ar livre, palco para eventos, playground infantil, ambiente para pets, labirinto verde, entre outros equipamentos. Uma atafona, que remete à cultura italiana e faz referência à primeira indústria de Criciúma, também pode ser visitada no local. A estrutura é utilizada para moer grãos, produzir farinha de milho, de polvilho e de mandioca.

O Parque das Nações Cincinato Naspolini está situado no bairro Próspera e funciona todos os dias da semana, das 6h às 23h. O local foi inaugurado em 2011 e eterniza as etnias que povoaram Criciúma.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email