Famcri realizou 1.558 fiscalizações e liberou mais de mil licenças ambientais em 2019

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI), divulgou o balanço das ações e fiscalizações atendidas em 2019. O relatório mostra ocorrências no município entre 1º de janeiro e 18 de dezembro. De acordo com o relatório divulgado pela FAMCRI, foram realizadas 1.558 fiscalizações e aproximadamente mil licenças ambientais expedidas. A demanda na região se concentrou em questões como maus tratos de animais, queimadas, ruídos em excesso, corte de vegetação, resíduos depositados inadequadamente, condicionantes ambientais e diversos tipos de poluição causadas.

Segundo o relatório, foram doadas 56 mil mudas de árvores por meio do Horto Florestal. Em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) a fundação também fez o monitoramento do Rio Criciúma para a análise e qualidade da água.

Protocolo online

Além disso, nesse ano a administração municipal, juntamente com a FAMCRI, implantou o protocolo online, que trouxe agilidade nos processos de licenciamento. Um novo aplicativo foi lançado em 2019, aliado para a coleta seletiva na cidade, o aplicativo ‘Rever’ conta com três principais funcionalidades: um lembrete automático avisando que o caminhão da coleta seletiva passará pela rua do bairro do cidadão, um mural de divulgação de informativos, campanhas, orientação sobre resíduo, entre outros assuntos relacionados com a Famcri, e a opção de denúncia para a população registrar ocorrências, como descarte de lixo em local inadequado.

“Este foi um ano de novos projetos, muitas crianças receberam os nossos trabalhos de Educação ambiental. Ampliamos a fiscalização e emissão de licenciamento. Foi um ano que os nossos números cresceram e foram positivos, e com certeza para 2020, vamos ampliar mais ainda a quantidade e qualidade dos serviços que são prestados pela FAMCRI à população”, afirmou a presidente da fundação, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

Inaugurações em 2019

Foram inaugurados durante a semana do meio ambiente, o Centro de Educação Ambiental de Criciúma – Ceac, localizado no Parque Ecológico Municipal José, e o núcleo do bem-estar animal – NBEA, localizado na rua Miguel Patrício de Souza, no bairro Bosque do Repouso – Anexo ao CCZ. A fundação realizou também a inauguração do Espaço Pet no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera.

Projetos de conscientização ambiental

– Projeto Aroma nas escolas

– Projeto Eco Conscientização (Foco na coleta seletiva)

– Projeto de Preservação dos Recursos Hídricos

– Projeto Rotafam – Rota das árvores (Parceria com o rotract – Rio Maina), neste projeto foram atendidas 45 escolas, mais de 3 mil alunos beneficiados com os projetos, plantados mais de 1 mil mudas de árvores nativas.

Pit Stop Ecológico

A FAMCRI promoveu o ‘Pit Stop Ecológico’ em quatro bairros de Criciúma, em parceria com a Racli – Limpeza Urbana. O projeto visa recolher materiais inservíveis e orientar a população sobre a coleta seletiva. O ‘Pit Stop’ passou pelo bairro Pinheirinho, Santa Bárbara, São Defende e Santa Luzia. Foram arrecadados neste ano de 2019, aproximadamente duas toneladas de materiais inservíveis, eletrônicos, Pilhas e lâmpadas. Com a temática ambiental, a equipe de Educação Ambiental da FAMCRI promoveu palestras nas escolas da região, sobre coletas seletivas, crimes ambientais, fauna, flora nativa, licenciamento e fiscalização para diversos setores empresas e entidades.

A equipe de educação Ambiental da Famcri promoveu também os seguintes projetos no Colégio Marista: o Projeto Resgate ao Rio Criciúma, Projeto Cata – Caca. Pratique essa idéia, o poder das abelhas muito além do mel. Visitas guiadas foram feitas na trilha do Parque Ecológico Municipal José Milanese, Horto Municipal, trilha do Parque natural Morro do Céu e Meliponário.

Eventos e concursos

A Fundação do Meio Ambiente (FAMCRI) promoveu eventos no dia mundial da árvore, comemorado no dia 21/09, dia das crianças com a FAMCRI no Parque Ecológico, no dia 10/10, 1º Piquenique Primavera no Parque Ecológico, no dia 7 de dezembro, e a 1º Caminhada Ecológica realizada no dia 24 de novembro, em parceria com entidades da cidade. A equipe da Fundação realizou concursos relacionados à conscientização do meio ambiente, entre eles o concurso da escolha do mascote da FAMCRI,  1ª Feira de Ciências e Ecologia com o tema, Plásticos ,novas tecnologias, e o 3ª Concurso Fotográfico – Fauna Criciúma.

Novidades e ampliação do Aplicativo Rever em 2020

No ano de 2020 a FAMCRI dará início a nove novos projetos de Educação Ambiental, que serão colocados em prática nas escolas da região, juntamente com ações que visam a conscientização ambiental. Entre as iniciativas será criado a turma do Cricazinho, o Quiz ambiental do aplicativo Rever, que será ampliado no ano que vem. Alguns projetos também serão colocados em prática: Projeto 3′ P s, pegue, plante e preserve, projeto amigos da água, campanha adote um amiguinho, Patinha Solidária, em parceria com ONGS da região, 1º Feira de adoção e Jardim Solidário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email