Emissão de identidade será retomada pelo IGP com atendimento presencial apenas mediante agendamento

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) trabalha para a retomada do atendimento presencial para emissão de carteira de identidade a partir do dia 4 de maio. Os serviços voltarão gradualmente e terão mudanças. Será preciso fazer agendamento eletrônico para não ter aglomeração e evitar a chance de contaminação pelo novo coronavírus. Só será recebido quem tiver horário marcado.

“Nós estamos fazendo todos os esforços para abrir a emissão de identidade para o público. Mas, ao mesmo tempo, pedimos compreensão e conscientização das pessoas para que evitem aglomeração. Se o documento não for tão importante, espere passar a pandemia. Reforçamos que o atendimento será exclusivamente por agendamento. Se houver qualquer tipo de aglomeração, vamos suspender novamente porque nossa prioridade neste momento de pandemia é salvar vidas”, enfatizou o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Grupo de risco

O IGP também desenvolveu, com apoio do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), uma ferramenta que possibilitará o atendimento específico para as pessoas que se enquadram no grupo de risco de contágio pela Covid-19, com horários específicos separados das pessoas fora desse grupo.

O sistema dará mais proteção aos usuário assim que os serviços presenciais no setor de identificação civil forem reabertos. A ideia é acabar com as filas.

Segurança e cuidados

O atendimento presencial retornará seguindo todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde do Estado. Os serviços serão prestados somente com agendamento, uso de máscaras (para atendente e usuário) e reserva de horários para idosos e outras pessoas do grupo de risco.

O retorno do atendimento no setor de identificação civil será feito com cautela e responsabilidade. Por esse motivo, o IGP pede a colaboração dos usuários para que não procurem os serviços de emissão da carteira de identidade se não for urgente e se puder esperar, ou ainda em casos que podem ser apresentados outros documentos. O importante é deixar as poucas vagas que serão disponibilizadas para pessoas que realmente precisam de uma nova carteira de identidade nesse momento.

É extremamente importante contar com o comprometimento do cidadão nesse momento: se agendar, não pode faltar. Os atendimentos poderão ser suspensos novamente a qualquer momento, de acordo com novas diretrizes do IGP e do Governo de Santa Catarina.

Atendimento no IML

O Instituto Médico-Legal (IML) mantém as atividades. Para informações sobre os horários de atendimento, realização de exames de corpo de delito em hospitais, presídios, instituições para idosos e outros locais de aglomeração de pessoas, orienta-se contato telefônico com o instituto de cada localidade. Os números estão disponível no site www.igp.sc.gov.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email