Cuidados com o descarte do lixo residencial de contaminados por Covid-19 deve ser mais rigoroso

Circula nas redes redes sociais um comunicado com orientações para o descarte de lixo residencial de pessoas contaminadas por Covid-19, na mensagem consta uma que o material descartado deve ser sinalizado com uma fita vermelha, porém não há nenhuma indicação de qual a origem desta recomendação, no entanto a Página da Racli, no Instagram, empresa que presta serviço de coleta e limpeza urbana na cidade trás informações importantes sobre o descarte de resíduos domiciliares neste momento de pandemia. 

Segundo a postagem, as pessoas infectadas pelo novo coronavírus devem seguir uma série de orientações e manter vários cuidados, inclusive com o descarte do lixo que sai da moradia.

Os materiais usados por pacientes isolados em casa podem acabar contaminando outras pessoas, principalmente quem trabalha com a coleta de resíduos. Por isso, fique atento a essas dicas importantes para garantir a segurança de todos: 

  • Descarte os materiais em sacos de lixos resistentes e descartáveis;
  • Feche o saco com dois terços da sua capacidade para evitar que ele rasgue;
  • Coloque o material em mais um saco de lixo limpo e resistente. Desta forma, o material será acondicionado em sacos duplos;
  • Feche e identifique o material como “LIXO – SINTOMAS GRIPAIS” para orientar e possibilitar que os profissionais da coleta possam identificar e manuseá-los com ainda mais segurança;
  • Encaminhe o material normalmente para a coleta de resíduos urbanos e, se possível, faça a desinfecção dos sacos de lixo com álcool 70% ou solução com água sanitária.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email