Confira informações essenciais para adquirir seu novo documento de identidade

No último dia 08 de novembro o Governo do Estado lançou um novo modelo de carteira de identidade, no qual a numeração do CPF vale também como RG.

O perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, afirma que o foco principal do novo documento seja detectar eventuais tentativas de fraudes – “e o sistema tem essa capacidade” – é importante destacar que o grande volume de ocorrências é por conta de erros antigos de cadastros e divergências entre as bases de dados estadual e federal, decorrentes de atualizações dos dados civis das pessoas.

Publicidade
blank

Giovani Adriano reconhece que o lançamento do novo documento gerou um aumento significativo na procura pelos postos de identificação em todas as regiões, principalmente, nos municípios mais populosos. E isso tem gerado dificuldades na hora de agendar horário para atendimento presencial, uma condição obrigatória para quem deseja fazer o seu documento.

Para esclarecer as dúvidas mais comuns, abaixo contém algumas informações importantes sobre a emissão do documento com número único para RG e CPF. Confira:

Não é obrigatório e nem urgente

A primeira coisa a se esclarecer é que a carteira de identidade não tem validade. É claro que em documentos muito antigos até a fisionomia do cidadão pode não ser mais a mesma ilustrada na fotografia do RG, por isso em alguns casos ele é rejeitado depois de dez anos. O documento de identidade mudou, agora temos um modelo com número único para RG e CPF, mas não precisa fazer só porque é outro modelo.

Processo de agendamento no site

Os agendamentos são feitos exclusivamente no site www.igp.sc.gov.br tanto para garantir a comodidade de ser atendido num horário específico, sem precisar aguardar em filas presenciais, quanto para manter o controle do volume de pessoas nos postos de atendimento.

Ao acessar o site, você precisa clicar no banner para ‘agendamento’, que está na tela inicial, e preencher o cadastro com as informações solicitadas. Leia com atenção as instruções para evitar os erros e cuidado na hora de inserir seu endereço de e-mail. Se ele estiver errado você não receberá a mensagem de confirmação e o horário será cancelado.

Durante a semana abrem novos horários todos os dias às 12 horas (meio-dia). Com o aumento da demanda, mesmo nesse horário as vagas são preenchidas rapidamente, porém, ainda é o melhor momento para se conseguir um horário para atendimento presencial.

Quais são os documentos necessários

O número do CPF agora é indispensável, já que ele também será o seu RG. Além disso, é exigida a certidão de nascimento, para os solicitantes solteiros, e a certidão de casamento para casados, divorciados ou viúvos. O documento pode ser o original ou uma cópia autenticada em cartório, mas precisa estar em perfeitas condições e não deve ser plastificada. Nos postos do IGP é aceita a certidão digital emitida pelo cartório.

Para crianças menores de três anos e nos postos conveniados é necessário juntar uma cópia do documento impressa, conforme instruções no site. Também é solicitado o endereço.

Em relação à fotografia, você saberá se deve levar ou não de acordo com a unidade de identificação que você escolheu. Na hora do cadastro no site, se a unidade começar com “IGP”, não precisa levar foto. Isso porque nos postos do IGP temos o sistema digital que permite a captação da imagem na hora. Nos chamados “postos de identificação”, que são pontos de atendimento conveniados com as prefeituras, é necessário que o cidadão também leve a fotografia.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email