Confira como vão funcionar os serviços do Estado no feriado de Páscoa

A partir desta quinta-feira, 1º de abril, ponto facultativo na administração pública, e durante o feriado de Páscoa, alguns serviços do Governo de Santa Catarina terão alterações no funcionamento até a próxima segunda-feira, 5. Atividades essenciais, como saúde, segurança, abastecimento de água (Casan) e distribuição de energia elétrica (Celesc) serão mantidas por escala de plantão ou ato definido pela autoridade competente.

O cronograma de funcionamento dos órgãos atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado para o ano, estabelecido por meio de Decreto. Confira o horário de funcionamento de cada setor:

blank

Segurança Pública:  As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) funcionarão em esquema de plantão/escala.


Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Defesa Civil: A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) orienta a população que em caso de emergência acione a coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A DCSC permanece de plantão para apoiar os municípios em caso de situações adversas.

O monitoramento climático e a emissão de alertas podem ser acompanhados no site e redes sociais da DCSC. Também é possível cadastrar os telefones para receber alertas via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.

Saúde: Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão abertas em esquema de plantão.

Hemosc: O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) estará fechado, mas equipes estarão trabalhando em regime de plantão. Saiba mais sobre o funcionamento do Hemosc em www.hemosc.org.br 

Educação: Haverá ponto facultativo para essa quinta, pela Secretaria de Estado da Educação (órgão central) e pelas 36 Coordenadorias Regionais de Educação. Cada unidade escolar teve autonomia para definir em seu calendário, já no início do ano letivo, a suspensão das atividades pedagógicas em pontos facultativos, com o posterior cumprimento de carga horária. Dessa forma, a família deve consultar diretamente a direção da escola para verificar se haverá atendimento nesta Quinta-Feira Santa.

Celesc: A Celesc informa que não haverá atendimento em suas lojas presenciais no dia 02 de abril. Os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente durante todo feriado de Páscoa e todos os serviços essenciais serão mantidos normalmente.

Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 0800 048 0196 ou enviar SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta.

Outra maneira rápida de protocolar ocorrências de queda de energia é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play. Para assuntos comerciais, consulte o site www.celesc.com.br ou contate o Call Center pelo 0800 048 0120. O consumidor pode ainda, a qualquer tempo, obter informações e solicitar serviços na Agência WEB do portal www.celesc.com.br.

Casan: Nesta quinta-feira, a Casan funciona com atendimento normal. No feriado da Sexta-feira Santa, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento mantém os serviços essenciais de campo, com equipes para abastecimento e manutenção de água e de coleta e tratamento de esgoto. O usuário pode buscar atendimento 24 horas durante o feriado na Central de Atendimento 0800 643 0195, no aplicativo Casan SC e pelo chat 24 horas no site www.casan.com.br 

Procon: O Procon estadual terá atendimento normal nesta quinta e na Sexta-feira Santa estará fechado. Saiba qual a unidade do Procon mais próxima e os horários de atendimento no site.

Sine: A unidade do Sistema Nacional de Empregos no Estado estará fechada. O atendimento digital continua pleo aplicativo Sine Fácil e serviços.gov.br

Jucesc: A Jucesc possui o sistema 100% digital, funciona todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Ceasa: A Ceasa funciona normalmente na quinta. Fecha na sexta. No sábado, o funcionamento é normal.

Aresc: Segue com trabalho remoto. As fiscalizações das medidas sanitárias nos serviços de transporte não param no feriado. Protocolo funcionando pelo [email protected] Para denúncias, reclamações e dúvidas, contatar a Ouvidoria 24 horas, todos os dias, no telefone (48) 99151 0276 ou email [email protected]

Imetro-SC: Fecha no feriado, mas segue com os canais de denúncia, reclamações e sugestões, pelo e-mail [email protected] .

Cultura: Os espaços da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) seguem fechados ao público. A Fundação oferece atividades virtuais para a população, confira no site

Comunicação: A Secretaria de Estado da Comunicação estará de plantão para atendimento à imprensa, atualização do portal e das redes sociais do governo. Acesse aqui o contato dos assessores das demais secretarias.

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email