Confira como será a retomada do transporte coletivo na cidade na próxima segunda-feira

O governo de Criciúma deu mais um passo para auxiliar os criciumenses a superar os efeitos econômicos gerados pela Covid-19. Na tarde de ontem (4), em coletiva de imprensa realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, o prefeito Clésio Salvaro assinou o decreto municipal n° 715/20, que determina, a partir da próxima segunda-feira (8), a retomada gradual das atividades do sistema integrado de transporte coletivo de Criciúma, seguindo medidas sanitárias que visam o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Tanto em veículos quanto nos Terminais Urbanos do Pinheirinho, Centro e Próspera, os passageiros deverão utilizar máscara de proteção facial, higienizar as mãos com frequência e respeitar as marcações de distanciamento entre as pessoas.

A capacidade de transporte dos ônibus será reduzida em até 50%. “O retorno dos ônibus marca, também, a retomada do crescimento econômico no município, que foi prejudicado pela Covid-19. Pedimos para que os usuários utilizem o transporte coletivo com consciência e respeitem as exigências sanitárias”, pontua o prefeito.

O plano estratégico de retorno das atividades do transporte público de Criciúma consiste em três módulos. O primeiro módulo disponibilizará linhas de segunda-feira a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, das 11h30 às 13h30 e das 17h às 19h30, e aos sábados, das 7h às 8h30 e das 11h30 às 13h30.

O segundo e o terceiro módulo poderão ser acionados conforme a demanda e pretendem avaliar a transição para a tabela normal de horários no decorrer dos dias úteis e nos finais de semana, respectivamente.

De acordo com a engenheira civil da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Caroline Paim Zanette, a circulação de dinheiro em veículos e nos Terminais Urbanos do Pinheirinho, Centro e Próspera será proibida, sendo que os usuários deverão utilizar o cartão para comprar as passagens.

“Os cartões serão vendidos a partir desta sexta-feira nos três terminais. Já em relação aos ônibus, se analisarmos que vamos precisar de mais veículos por causa da demanda, sairemos do primeiro módulo para o segundo módulo, seguindo exigências sanitárias”, explica a engenheira.

Os horários e as linhas de ônibus estão disponíveis na página eletrônica da Prefeitura de Criciúma, através do link www.criciuma.sc.gov.br, e no site da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), através do link www.actu.com.br. No aplicativo Moovit, onde os passageiros podem acompanhar, em tempo real, o trajeto dos veículos, os horários e as linhas de ônibus serão disponibilizados no domingo (7).

Confira as medidas a serem adotadas para a retomada das atividades do sistema integrado de transporte coletivo de Criciúma:

Dentro dos veículos:

– Redução de até 50% da capacidade de transporte de passageiros.
– Marcação do distanciamento entre as pessoas (assentos e colunas)
– Disponibilização de carros extras para atendimento da normativa de lotação.
– Disponibilização de álcool em gel 70%.
– Manutenção de janelas abertas e renovadores de ar (garantia de ventilação).
– Higienização dos ônibus (três vezes por dia).
– Fiscalização e repasse de orientações aos passageiros.
– Circulação proibida de dinheiro no interior dos ônibus (somente será aceito o pagamento no cartão).

Nos Terminais Urbanos:

– Disponibilização de álcool em gel 70%.
– Marcação do distanciamento entre as pessoas (plataformas).
– Limpeza frequente dos banheiros.
– Fiscalização e repasse de orientações aos passageiros (controle de filas).
– Comunicação nos Terminais Urbanos.
– Circulação proibida de dinheiro no interior dos Terminais Urbanos (somente será aceito o pagamento no cartão).

Confira as medidas a serem adotadas pelos passageiros nos ônibus, plataformas e Terminais Urbanos:

– Utilizar máscara de proteção facial.
– Higienizar as mãos com frequência.
– Manter as janelas dos veículos abertas.
– Optar por rotas que evitem trocas de linhas.
– Respeitar as marcações de distanciamento entre as pessoas.
– O ingresso de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos em veículos do transporte público será proibida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email