Como pedir o seguro-desemprego em meio à quarentena

De acordo com as orientações dos órgãos de Saúde, e conforme as regras estabelecidas pelos decretos do governo do Estado de evitar aglomerações, e assim ajudar a prevenir a disseminação do novo coronavírus, o Sine de Criciúma suspendeu os atendimentos presenciais na agência desde o dia 18 de março.

Os servidores estarão em regime de teletrabalho e os trabalhadores que necessitarem dos serviços poderão utilizar os serviços digitais, disponibilizados pelo governo como alternativa durante a quarentena.

Alguns dos serviços podem ser acessados pelos aplicativos – disponíveis na Play Store (android), na App Store (iOS) e no Google Play – e outros podem ser consultados através de sites.

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Segue abaixo um passo a passo e também um vídeo de orientações para quem precisa solicitar o seguro-desemprego.

Como funciona a solicitação online de seguro-desemprego:

  • Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:

  • Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site:

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

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  • Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”.

  • Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.

O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:

  • Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:

  • As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa:

O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo:

  • O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação:

  • Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego:

Aí, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

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Seguro-Desemprego

Site – servicos.mte.gov.br
No vídeo (abaixo) produzido pela Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal, um passo a passo explica como o trabalhador por encaminhar o seguro-desemprego:

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