Saiba como verificar multas na Carteira Digital de Trânsito

blank

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é uma aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Esse é um app que vale baixar. Ele oferece facilidades como: ter a versão digital da carteira de motorista e dos documentos do veículo no celular, disponíveis mesmo quando não há rede de internet (e desde que os documentos tenham sido baixados na CDT, também), além de outras várias vantagens.

Mas um dos recursos mais interessantes é a  possibilidade de, via CDT, aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e passar a receber as notificações de infrações no seu dispositivo, com chance de poder fazer pagamentos das multas com 20% ou até 40% de desconto. Confira, abaixo, algumas questões relacionadas ao gerenciamento de multas de trânsito.

Publicidade
blank

Como faço para ver minhas multas na CDT?

A maneira mais fácil é: na tela inicial, acessar o botão Infrações, e depois escolher entre “Consulta por veículo” ou “Consulta por infrator”.
Aparecerá a lista de infrações cometidas pelos veículos de sua propriedade, cuja condução não foi contestada, na ordem “Vencidas”; “A vencer” e “Pagas”.

Eu já usava o aplicativo SNE. Como migrar minhas multas para a Carteira Digital de Trânsito?

Não precisa fazer migração, nem cancelar nada no Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE). Basta instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e gerenciar suas infrações. 

Como recorrer de uma multa na CDT?

Ainda não é possível recorrer de multas via aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso essa seja sua opção, acesse o Departamento de Trânsito (Detran) do estado no qual a multa foi cometida, ou outro órgão autuador, se for o caso. 

Quero informar que não fui eu que cometi uma infração, e sim, outra pessoa, que dirigia meu carro/moto. Como proceder?

No aplicativo CDT, após verificar sua infração, aparecerá um botão para indicar “Real infrator”, ou seja, a pessoa que estava conduzindo o veículo. Esse botão dará acesso a um formulário em papel que deverá ser preenchido, anexado aos devidos documentos, assinado e entregue no órgão autuador, conforme legislação.Ou o cidadão poderá procurar o atendimento on-line do órgão que o autuou (Detran, DER, Prefeitura, etc) para indicar o real infrator.

Como faço para ver os veículos de minha empresa na CDT?

As multas que aparecem na carteira digital de trânsito são aquelas que se referem a veículos registrados em seu CPF. Veículos de empresas, ligados a CNPJs, não aparecem na CDT. Mas podem ser gerenciados por meio do SNE web.

Vejo todas as minhas multas na CDT, mas não consigo obter boletos com desconto de 40%. O que pode estar ocorrendo?

Confira se todas as condições para obter desconto estão satisfeitas:

  • o órgão autuador aderiu ao SNE (veja esta lista)
  • você aderiu ao SNE (procedimento que se faz no próprio aplicativo CDT)
  • você reconheceu que cometeu a infração (ação realizada na própria CDT) e não possui defesa prévia, recurso, contra essa autuação;
  • a Notificação de Autuação e a Notificação de Penalidade foram enviadas por via eletrônica;
  • a Notificação de Penalidade não está com data vencida.

Onde encontro mais orientações para gerenciar minhas infrações na CDT?

Você pode consultar um passo a passo neste neste link, da Carteira Digital de Trânsito.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: leitorparceiro@bairroscriciuma.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email