Para quem pretende colocar o automóvel na estrada é melhor lembrar de fazer uma boa revisão antes

Chegamos ao último mês do ano, em breve iremos comemorar o Natal e o Ano novo, festas que costumam aproximar as famílias, e no caso de quem mora em cidades mais distantes é o momento de encarar a estrada, algumas horas de viagem e para evitar perrengues é muito importante estar com a revisão do veículo em dia.

A equipe da F&M Pneus, recomenda atenção para alguns itens que irão fazer toda a diferença para uma viagem tranquila. Confira abaixo:

Publicidade
blank

A calibragem correta dos pneus

Para evitar desgastes e não correr perigo você deve saber qual a pressão certa para os pneus do seu veículo. Para isso, basta conferir a informação que é facilmente localizada no adesivo interno da tampa do combustível ou no manual de instruções, na parte que trata a respeito dos pneus.

Em alguns veículos, essa informação também é colocada em um adesivo em uma das portas dianteiras.

Troca de óleo em dia

Para evitar problemas futuros no motor, a troca de óleo é necessária para que esse lubrificante continue lubrificando adequadamente as partes móveis do motor, faça a limpeza de resíduos (partículas metálicas e impurezas) em seu interior e ainda ajude no processo de troca térmica (junto com o sistema de arrefecimento), mantendo o motor funcionando em uma temperatura adequada.

Publicidade

Quando você não faz a troca do óleo, essas propriedades do lubrificante vão se perdendo, o óleo vai engrossando, as partes móveis do motor passam a ter mais dificuldade de se movimentar e o atrito interno aumenta.

Isso acaba gerando calor, aumento na produção de resíduos e as galerias do lubrificante entopem.

O motor superaquecido trava. Ou seja, um óleo lubrificante velho faz exatamente o oposto do que um lubrificante novo deveria fazer.

Verificar os freios

Apesar do sistema de freio ser o responsável pela frenagem, manter o resto do carro em boas condições influencia todo o processo. O estado das válvulas, dos pneus, das mangueiras, do sistema de suspensão é muito importante para uma frenagem perfeita. Por isso, o carro deve ser revisado no mínimo a cada 10 mil quilômetros ou uma vez ao ano.
O solo também interfere na frenagem. Se um carro é feito para transitar na cidade, a sua frenagem não terá a mesma eficiência em estradas de terra.

Verificar as palhetas

As palhetas do limpador do para-brisa devem estar funcionando perfeitamente, para evitar riscos nos deslocamentos.

É justamente em períodos chuvosos que os limpadores de parabrisa são mais utilizados. E mantê-los funcionando corretamente é fundamental para garantir uma boa visibilidade e, consequentemente, a segurança de motoristas e passageiros.

Publicidade

Condições dos pneus

A revisão dos pneus é de extrema importância antes de viajar. Único ponto de contato entre o veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro. Suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança aos ocupantes do veículo.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento também devem ser verificados. Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, eles garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Juntamente com a calibragem, esses itens são fundamentais para a utilização segura e econômica dos pneus.

Para uma revisão especializada, procure a F&M Pneus, a loja está localizada na Rua Santa Catarina, 291, no bairro Comerciário, perto do estádio Heriberto Hulse. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 18h e aos sábados das 8h ao meio-dia. Mais informações pelos telefones: (48)3056-2014 e (48) 99647-5939 ou pelo site: fmpneus.net.br. Acompanhe as novidades e promoções também pelo Instagram, na Página da F&M Pneus, clique aqui.

Publicidade

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email