Abordagens sociais devem repetir nas próximas semanas na cidade

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, acompanhada da Defesa Civil e da Divisão de Fiscalização Urbana (DFU) e apoio da Polícia Militar, têm realizado abordagens sociais na cidade para amparar pessoas em situação de rua. O objetivo é realizar mais ações nas próximas semanas.

Durante a abordagem a equipe apresenta os serviços prestados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e pela Casa de Passagem, e as pessoas abordadas é que decidem se querem ser encaminhadas a estes locais e às comodidades ofertadas. O Centro Pop, oferece café da manhã, almoço, banho, roupas e produtos de higiene pessoal.

Publicidade
blank

“Lá tem álcool gel, fornecimento de máscara e medição de temperatura”, afirma a coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Dudi Sônego. O local também auxilia na passagem de transporte para as pessoas que escolherem voltar para as suas cidades natais. A maioria dos abordados tem entre 18 e 39 anos. Acima dos 40 anos o número de pessoas em situação de rua é menor.

Já a Casa de Passagem serve para aqueles que precisam de um local permanente para dormir alguns dias até se estabilizar. Nos dois locais também é feito o encaminhamento de documentos para aqueles que não tem e a condução a uma comunidade terapêutica para os dependentes químicos. “Houve vários encaminhamentos positivos. É preciso criar vínculos com as pessoas. Nada é forçado e obrigado”, relata a coordenadora. Segundo Dudi também são feitas testagens para a Covid-19 nas pessoas em situação de rua e os positivados são encaminhados para tratamento.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: leitorparceiro@bairroscriciuma.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email