[VÍDEO] Novo Centro de Processamento de Resíduos Sólidos e consciência da comunidade podem contribuir com o trabalho dos catadores

Em Criciúma, mais um avanço em favor da sustentabilidade. A Prefeitura de Criciúma, por meio do Fundo de Saneamento Básico (Funab), vai inaugurar nesta quinta-feira (30) o Centro de Processamento de Resíduos Sólidos.

O espaço conta com três pavilhões de 500 m² cada e o investimento foi de R$ 1,5 milhão. Como uma medida preventiva ao Coronavírus (Covid-19), a cerimônia de inauguração será transmitida ao vivo pelas mídias sociais, às 17h, para evitar aglomerações. Os canais de transmissão são facebook.com/prefeituradecriciuma, facebook.com/clesiosalvaro e instagram.com/clesiosalvaro .

“Nós vamos dobrar a nossa capacidade de produção. De 100 toneladas passaremos para no mínimo duzentas, caso a população coopere com a separação do lixo. Além disso, trará uma melhora nas condições de trabalho que antes eram insalubres”, afirmou o gestor do Fundo de Saneamento Básico, Luiz Juventino Selva.

Os galpões ficam localizados no km 4,5 da rodovia Governador Jorge Lacerda, em frente ao Iparque da Unesc (apenas referência), no bairro Sangão, e irão alojar o Ecoponto e duas cooperativas que serão selecionadas por chamamento público.

“As obras já estavam em um estágio bem avançado e o prefeito pediu para acelerar a entrega para contribuir no enfrentamento da pandemia, na questão de geração de empregos”, disse a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

Segundo o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Rogerio Barboza Basílio, são 17 famílias que dependem da venda desses materiais. “A gente separa os materiais, vende e reparte entre os associados. Dessa forma também estamos contribuindo com o meio ambiente, não deixando que esse lixo chegue em aterros e esgoto. Nós preparamos os materiais, fazemos toda a mão de obra e pedimos que a população também contribua no processo de separação do lixo”, comentou.

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube, clique aqui!

Confira a realidade e o dia a dia dos associados da Associação dos Catadores de Criciúma (Acrica). Saiba como você pode ajudar, sendo consciente já é uma forma de contribuir!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email