6º Mamaço de Criciúma é uma das ações para o Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês destinado a importância da amamentação, sendo assim, Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, sendo o tema deste ano: ‘Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro’.

A programação em alusão a data iniciou na última sexta-feira (2), com a palestra ministrada pela enfermeira obstetra, Fernanda Claudio Ronchi, sobre os Subsídios para Acolhimento Integral e Atualizado em Amamentação. A ação ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. 

Além da palestra, outras ações ocorrerão durante todo o mês, como o 6º Mamaço de Criciúma, que será realizado no dia 22 de agosto.  “A capacitação nos trouxe todo um conhecimento para que possamos incentivar o aleitamento materno, no intuito de reduzir ainda mais a mortalidade infantil e a desnutrição das crianças. Estamos trabalhando fortemente para que se abra rapidamente o banco de leite, sendo mais um incentivo para todas as mães”, completa o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

O encontro no Paço Municipal foi voltado aos profissionais de saúde e teve como objetivo trazer subsídios atuais sobre a amamentação, os melhores manejos e orientações. “A prevalência da amamentação exclusiva até os seis meses de vida está caindo em todo o mundo. Precisamos urgente de ações para voltarmos a incentivar a prática da amamentação exclusiva, pois é o principal meio de combate à mortalidade infantil que temos. A mulher no período puerpério precisa de apoio, incentivo e orientação”, comentou a palestrante durante o evento.
 
Para coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Paula Aguiar, a conscientização da amamentação é essencial para o bebê. “O aleitamento é fundamental para saúde do filho e da mãe. Os pequenos recebem todos os benefícios envolvendo o leite materno. Mais cedo ele receber, mais benefícios irá ter para a mãe também, pois cada ano amamentando diminui a chance de doenças, como o câncer de mama”, frisa. 
 
Programação Agosto Dourado
 
14/08 – Realização de Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na UBS Santa Bárbara, das 12h às 17h;
 
21/08 – Realização de Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na UBS Cristo Redentor, das 12h às 17h;
 
28/08 – Realização de Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na UBS Vila Francesa, das 12h às 17h;
 
22/08 – Divulgação do vencedor do 2° Concurso de Cartazes de Apoio ao Aleitamento Materno e 6° Mamaço de Criciúma no auditório Ruy Hulse na Unesc.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email