Confira dicas de segurança para compras online

Chega o final do ano, período de confraternizações com a família e também nas empresas, e com a pandemia as pessoas passaram a utilizar mais as ferramentas digitais para realizar compras, nesse sentido a Policia Civil de Santa Catarina divulgou algumas orientações para que os consumidores não acabem tendo surpresas desagradáveis na hora de adquirir produtos e serviços online.

Confira as dicas:

blank

Desconfie de ofertas fora dos valores de mercado

Não se deixe levar por ofertas imperdíveis. É recomendável acompanhar os preços de mercado.

Nunca acesse links em páginas diferentes daquelas que pretende comprar

Anúncios podem direcionar a páginas falsas. Sempre acesse o site oficial da loja do anúncio em outra página do navegador, nunca acesse pelo link do anúncio.

Nunca acesse ofertas através de e-mails recebidos

E-mails de ofertas de produtos, que redirecionam o cliente para uma página falsa, geram boleto, e o pagamento vai para a conta do golpista. Acesse ofertas da página oficial do anunciante, nunca pelo link enviado no e-mail.

Preste atenção no link da página

Páginas oficiais possuem o nome da loja mais a extensão “.com.br”. Páginas falsas podem ter o mesmo nome, mas a extensão será diferente, exemplo “www.nomedaloja.net”; “www.nomedaloja.org”. Preste atenção na extensão.

Verifique se o site oferece conexão segura

Sites oficiais possuem dados codificados, que aparece um cadeado no canto superior esquerdo da página indicando se é seguro ou não. Páginas falsas geralmente, não possuem este tipo de segurança.

Aplicativos

Utilize aplicativos oficiais de compras das lojas disponíveis na loja oficial de aplicativos do seu aparelho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email