blank

Cidade foi refém de pior ataque criminoso na história do município, quatro suspeitos já foram presos

blank

O que Criciúma viveu neste nas primeiras horas deste primeiro de dezembro de 2020 ficará na história, mas marcado pelo terror, medo e pânico. A partir já da meia noite a área central da cidade foi acordada com rajadas de tiros.

Bandidos fortemente armados cercaram o centro da cidade, área onde se encontram a Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco do Brasil e por duas horas tocaram o terror. Não houve enfretamento com a Polícia no local.

blank

Relatos e imagens de veículos em chamas, de tiros de armas de grosso calibre e de reféns deixavam a população em pânico. Uma ação criminosa que surpreendeu as forças policiais, que optaram por não revidar o ataque e preservar a comunidade de momentos de maior tensão e de alto risco em um combate armado entre os dois lados.

Na rádio Eldorado foi recebida uma ligação em tom de ameaça e seus apresentadores foram orientados a encerrar a transmissão que realizavam ao vivo dos acontecimentos. A partir dai as informações ficaram restritas as redes sociais e neste momento muita desinformação foi registrada, desde imagens de ações semelhantes ocorridas em outros municípios como também a de uma rebelião no Presídio Santa Augusta, que foi descartada por sua direção.

Os bandidos cercaram a área central em ruas estratégicas. O armamento chamou atenção pelo grosso calibre. Um caminhão foi incendiado em frente ao Portão do 9º batalhão antes do início da tomada da área central.

Um outro caminhão pegando fogo foi estacionado no túnel do Morro do Formigão, em Tubarão para atrapalhar o trânsito no local e dificultar a vinda de reforço policial.

A centro da cidade ficou sitiado com os bandidos atirando para cima, com rajadas de tiro, principalmente quando algum veículo se deslocava pelas ruas próximas. Imagens mostram homens com metralhadoras e fuzil. Suspeita-se que ação pode chegar a dezenas de bandidos envolvidos.

Imagens de explosivos em diversos postes da região central também foram registradas, ainda aguardavam a chegada de tropas especializadas para a averiguação dos mesmos.

Por volta das 2h30, uma imagem aliviou os moradores do entorno da Praça do Congresso, o comboio dos criminosos iniciou o deslocamento de saída do local. Minutos mais tarde policiais e populares foram para as ruas conferir as consequências da ação.

Foi encontrado um cenário de destruição, com diversos cartuchos de munição pelo chão, estabelecimentos bancários e comerciais com suas portas e fachadas destruídas e a suspeita de bombas ainda nos locais.

Populares começaram a juntar cédulas espalhadas pela rua, enquanto policiais chegavam ao local para realizar a demarcação do perímetro de segurança.

O prefeito de Criciúma foi entrevistado ao vivo pela emissora Globo News, que incluiu a ação entre as suas manchetes nesta madrugada, assim como a CNN Internacional, além de Criciúma ser a palavra mais citada no twitter no Brasil.

Foi efetuada até o momento a prisão de quatro suspeitos que estavam com bolsas cheias de cedulas, devidamente separadas e guardadas. Porém ainda não foi confirmado se estes homens faziam parte da quadrilha ou não.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email