Vacinação contra sarampo em crianças menores de cinco anos encerra nesta sexta-feira

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, com foco em crianças de seis meses a menores de cinco anos segue até sexta-feira (25). No município, nessa faixa etária, a cada 10 pessoas, oito já foram vacinadas. Mesmo assim, é importante que todos compareçam às unidades de saúde com a carteira de vacinação, para garantir a imunização. A segunda etapa, para pessoas entre 20 e 29 anos, inicia no dia 18 de novembro, mas não impede que as pessoas, nas faixas etárias previstas, compareçam às unidades de saúde.

Segundo a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Kelli Barp Zanette, Criciúma não possui casos registrados. “As vacinas aplicadas são a tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) e tetra viral (caxumba, sarampo, rubéola e varicela) podem ser tomadas até 49 anos. Até 29 anos é preciso ter duas doses e de 30 até 49 uma dose é suficiente”, destacou, acrescentando que “é preciso que todos compareçam às unidades de saúde para que o município siga sem registros”.

Números

O sarampo atinge o Brasil, sendo que Santa Catarina é o 6º em número de casos. Segundo dados do último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), em 2019 foram confirmados 34 casos, 17 estão em investigação e 230 foram descartados. Entre os casos confirmados, um deles foi em Imbituba, no sul do estado. “Criciúma já estava em alerta, enfatizando no bloqueio à patologia, que é a vacinação. Com esse caso em Imbituba, nossa preocupação se acentua”, explicou a técnica de enfermagem.

Sintomas e transmissão

Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, manchas vermelhas e olhos avermelhados. A doença é causada por um vírus, que se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas e pode levar à morte. A transmissão ocorre por meio da respiração, tosse ou espirro. Uma pessoa pode infectar até 18 pessoas no mesmo local.

Dia D

No dia 18 de novembro inicia a campanha de Vacinação para pessoas entre 20 e 29 anos, sendo que no dia 30, será realizado o Dia D da segunda etapa, onde todas as salas de vacinação de Criciúma ficarão abertas das 8h às 17h.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email