UBS Centro: Governo de Criciúma homenageia colaboradores do antigo PAM e INSS da cidade

Na memória de muitos criciumenses, o imóvel do antigo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a receber grande fluxo de pessoas a partir de 2020. No prédio localizado na rua João Pessoa, o Governo de Criciúma implantará a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro e o Laboratório Municipal de Análises Clínicas. As obras de reforma da estrutura entraram na etapa final e serão apresentadas aos profissionais que atuaram no antigo Posto de Assistência Médica (PAM) e no INSS de Criciúma na sexta-feira (20), às 17h. Os colaboradores também serão homenageados pela Administração Municipal.

“Muitos moradores foram atendidos neste imóvel, que faz parte da história de Criciúma. O prédio também reuniu mais de 140 colaboradores, que vão ser homenageados pelo governo municipal. O evento será emocionante para muitos profissionais”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “O local ficou abandonado há anos, caindo aos pedaços. Nós solicitamos o prédio para a União, reformamos o imóvel e vamos entregar nos próximos meses uma grande e moderna unidade de saúde para Criciúma”, completa.

Em homenagem ao médico anestesiologista que atuou de forma ativa em unidades médicas de Criciúma, o posto de saúde central será denominado UBS Centro Dr. Antônio Pazini. Natural de Santa Rosa (RS), Pazini prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mudou-se para Criciúma em 1972, onde começou a atuar como anestesiologista no pronto-socorro do Hospital São José (HSJ). Na entidade hospitalar, o santa-rosense manteve papel importante e lutou pela implantação da residência médica em Anestesiologia. Pazini faleceu em maio de 2013.

Edifício Joacir José Milanez

Cedido pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal, à Prefeitura de Criciúma, o edifício de 1.182,57 m² foi denominado Joacir José Milanez por meio da lei municipal n° 7.106, de 11 de dezembro de 2017. Bacharel em Direito e engenheiro agrimensor, Milanez colaborou de maneira intensa para o crescimento do município na área da engenharia de agrimensura. Membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) durante 11 anos, o criciumense foi inspetor-chefe da Inspetoria Regional de Criciúma. Milanez faleceu em novembro de 2017.

Três pavimentos para atender os moradores

O prédio Joacir José Milanez conta com três pavimentos. O investimento para revitalizar a estrutura é de R$ 1,1 milhão, oriundo do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDD) do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e da Cidadania (Comdecon) de Criciúma. A empresa responsável pela revitalização do imóvel é a Fecel Engenharia e Construções. “A nova UBS Centro vai qualificar ainda mais os serviços oferecidos na rede de saúde pública municipal. A estimativa é atender mais de 30 mil pessoas da região central no local”, comenta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

No piso térreo da UBS funcionará o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que contará com salas de bioquímica, imunologia, laboratório de microscopia, hematologia, microbiologia, parasitologia, urinálise, além de uma sala de coleta e classificação e distribuição de amostras. No primeiro andar, a Prefeitura de Criciúma instalará salas de reuniões, imunização, administrativa e a farmácia da UBS. No segundo andar serão implantados consultórios clínicos, consultório odontológico e ginecológico, salas para coletas de materiais, inalação e curativos, esterilização, assistência social, administrativa e espera.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email