Triagens para Covid-19 sofrem readequações de horários e locais no município

Os atendimentos de triagens em Criciúma sofrerão readequações de horários e locais a partir de hoje. A média de procura pelo serviço nos Centros de Triagem no período noturno provocou mudanças realizadas pela Secretaria de Saúde.

O Centro de Triagem da região central funcionará com uma ambulância de plantão no local por 24h, todos os dias da semana. Porém, os serviços serão realizados das 7h às 19h. Após esse horário, o atendimento será feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera, na Unidade 24h da Boa Vista e no Hospital São José.

“Estamos avaliando cada etapa da pandemia. Se for necessário voltaremos a realizar os atendimentos da forma inicial. Vamos ficar atentos e continuaremos fazendo aquilo que for melhor para a população criciumense”, destaca o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

O responsável pela pasta frisa ainda que a média de atendimentos no período noturno nas últimas semanas estava entre sete e nove, enquanto das 7h às 19h são atendidas entre 35 e 50 pessoas. “Temos boas estruturas na cidade para atender a essa baixa demanda. Não há porque termos um custo igual ao do início se os números baixaram nos Centros de Triagem. É uma situação nova, mas precisamos continuar atentos”, afirma Casagrande.

No dia 19 de março, o Centro de Triagem Coronavírus 24h foi aberto ao lado do Hospital São José, mesmo sem Criciúma ter algum caso de Covid-19 confirmado. Uma semana depois, a segunda estrutura foi montada no bairro Boa Vista.

“Saímos na frente no combate ao vírus e realizamos essas ações de prevenção. Esses espaços colaboraram e seguem contribuindo na nossa luta contra o coronavírus. Vale lembrar que estamos apenas nos readequando, mas não relaxaremos”, finaliza o secretário.

Coletas para análises

A Secretaria de Saúde de Criciúma realiza dois tipos de coletas em pessoas com a suspeita da Covid-19. Uma delas, feita no próprio Centro de Triagem é a do tipo PCR, com pacientes sintomáticos entre o terceiro e sétimo dia. Já do oitavo dia em diante são feitos testes rápidos, mediante agendamento, no Laboratório Municipal, após avaliação médica na triagem.

Somando os números das redes pública e privada, o município de Criciúma, segundo o informe epidemiológico deste domingo (14), já realizou 5267 coletas de amostra para análise de Covid-19. Desses, 505 casos foram confirmados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email