Setembro Amarelo: Conheça aplicativos para prevenção ao suicídio

Segundo site Setembro Amarelo, São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

E abaixo estão alguns aplicativos que fazem parte dessa campanha:

Publicidade
blank

Aplicativo “Tá tudo bem?“

O Aplicativo “Ta Tudo Bem?”, desenvolvido pela jovem Aline Bezzoco, funciona como uma ferramenta de auxílio para a prevenção ao suicídio além de informar sobre o tema e desmistificá-lo, eliminando qualquer tipo de tabu ou preconceito.

O app “Ta Tudo Bem?” oferece:

  • Informações sobre o tema
  • Ferramentas de apoio, como um botão de emergência que liga automaticamente para o CVV, no telefone 188
  • Lista de razões para viver
  • Notificações diárias de apoio emocional
  • Uma lista de contatos de emergência.

Importante frisar que o app não substitui a ajuda médica e muito menos de um profissional especializado. Todas as informações contidas dentro deste aplicativo tiveram supervisão de uma profissional formada em Psicologia.

Aplicativo Ajuda Já

O Aplicativo Ajuda Já, desenvolvido voluntariamente pelo idealizador Andrea Iorio, desenvolvedor Renato Silva e o designer Alessandro Telles vem para facilitar solicitação de ajuda através botão de pânico em situações de crise e tentativas de suicídio.

Esse aplicativo gratuito agora busca enfrentar o problema permitindo à pessoa que contempla o suicídio contatar facilmente uma pessoa de confiança em um momento crítico.

“A ideia deste aplicativo surgiu de uma experiência pessoal, o que me fez entender a importância de reforçar um pedido de ajuda na hora que o outro mais precisa”, define Iorio.

Aplicativo Cíngulo

Com o Aplicativo Cíngulo, você pode superar os problemas emocionais que mais atrapalham a sua vida, evoluindo cada vez mais em uma jornada de autoconhecimento.

Tudo por conta própria e com total privacidade. Você faz no seu ritmo, onde e quando quiser. As abordagens mais avançadas, eficazes e transformadoras da psicologia e das neurociências estão ao seu alcance: basta se permitir iniciar essa jornada.

Por meio dela, é possível enxergar o seu lado mais íntimo e profundo, as suas virtudes e fraquezas. O teste é simples de fazer e traz uma análise completa. Ele foi elaborado a partir de muitos anos de pesquisa científica de nossa equipe de neurocientistas.

Além disso o Cíngulo App, possui:

  • Seções de Auto Conhecimento
  • Diário Emocional
  • Técnicas de SOS.

Aplicativo Ombro Amigo

O aplicativo Ombro Amigo, é voltado para pessoas que querem fazer desabafos e receber conselhos de pessoas desconhecidas.

Além disso, o usuário também pode comentar em publicações de pessoas aleatórias, dando suas opiniões sobre os problemas pelos quais elas estão passando. É possível responder às conversas no mural público ou iniciar um chat privado para aprofundar os aconselhamentos.

As categorias que o Aplicativo Ombro Amigo para melhor separar os desabafos, são:

  • Conselhos
  • Amor (Relacionamento, traição, infidelidade, paqueras)
  • Família
  • Dinheiro (Problemas financeiros)
  • Amizade
  • Trabalho
  • Sexualidade (Duvidas sobre, GLS, …)
  • Outros

Game Jornada do Acolhimento

A Janssen criou um Um game com diferentes jornadas e perspectivas é o destaque do Movimento Falar Inspira Vida no mês de prevenção do suicídio. A proposta do jogo é servir como ferramenta educativa sobre o cuidado da depressão e promover o acolhimento às pessoas que sofrem com a doença.

Para jogar a Jornada do Acolhimento, acesse aqui.

 

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email