Secretaria de Saúde reforça importância de critérios para realização de testes da Covid-19

A Secretaria de Saúde de Criciúma segue realizando ações de combate e prevenção à Covid-19 e reforçando instruções aos cidadãos criciumenses. Uma das observações do órgão municipal é referente a aplicação de testes e os critérios para confiabilidade dos resultados.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Cristiane Santos da Rosa, o município dispõe de um quantitativo suficiente para a população, porém, é necessário o cumprimento das normas estabelecidas. “Muitas pessoas estão procurando atendimento no intuito de realizarem os testes sem ter sintoma algum, mas pelo fato de terem contato com contaminados. Essas não têm indicação para realização dos testes, mas precisam redobrar atenção com a saúde”, destaca.

Cristiane explica ainda que a Secretaria de Saúde de Criciúma realiza dois tipos de coletas em pessoas com a suspeita da Covid-19. Uma delas, feita no Centro de Triagem, na região central do município, é a do tipo PCR, com pacientes sintomáticos entre o terceiro e sétimo dia. Já do oitavo dia em diante são feitos testes rápidos, mediante agendamento após avaliação médica.

O município já realizou 6.555 coletas de amostra para análise de Covid-19, segundo o informe epidemiológico desse domingo (21). Dos casos testados, 5202 foram considerados descartados.

Testes rápidos em UBSs

A partir desta semana, a Secretaria de Saúde de Criciúma disponibilizará testes rápidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), para munícipes. “Estamos estudando uma maneira de descentralizar o serviço para não sobrecarregarmos nenhum setor. Vamos capacitar nossos profissionais para aumentarmos esse serviço no município”, destaca o secretário Acélio Casagrande.

O gestor da pasta reforça ainda o pedido à população criciumense para que busquem as unidades somente aqueles que se enquadrarem nos critérios de aplicação do teste. “É um apelo que fizemos ao cidadão criciumense. Estamos buscando fortalecer o atendimento nesse momento difícil, mas precisamos ter esse retorno positivo”, acrescenta Casagrande.  

Inicialmente, as UBSs que realizarão testes rápidos são Wosocris/Rio Maina, Metropol, Santa Luzia, São Defende, Próspera, Cristo Redentor, Quarta Linha, Centro e Pinheirinho, além da unidade 24h da Boa Vista e o Centro de Triagem da região central.

O contato com a unidade deve ser feito por telefone, segundo o secretário de Saúde. “Queremos evitar aglomerações nesses locais, por isso reforçamos nossa estrutura para que o atendimento seja feito dessa forma”, finaliza Casagrande. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email