Secretaria de Saúde e Hemosc da cidade criam campanha para estimular doação de sangue

Com a baixa nos estoques de sangue, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) de Criciúma planejam uma ação para incentivar a doação no município. A ideia é distribuir folders informativos no Salão Paroquial da Santa Barbará, durante a imunização da população contra o coronavírus.

“O nosso objetivo é resgatar a população que não estava tão confiante para doar, por conta da pandemia, e agora já está vacinada e se sentindo mais segura para o ato”, explicou o coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva.

blank

Atualmente, o Hemosc necessita de doações, principalmente dos tipos sanguíneos A e O. “Apesar de um junho vermelho muito positivo, em julho e este começo de agosto os números caíram bastante”, comentou Rafael.

Doação e Covid-19

Pessoas que tiveram Covid-19 devem esperar um mês após o término dos sintomas para realizar doação de sangue. “Essa é a nossa recomendação, seguindo isso o paciente já pode procurar o Hemosc”, disse Rafael.

Imunização

Outra recomendação é quanto ao prazo de espera após a aplicação da vacina. “Quem fez Coronavac deve aguardar dois dias depois de cada dose; AstraZeneca, Pfizer, Janssen, sete dias”, orientou.

Doação

Os interessados em doar sangue devem agendar um horário pelo telefone (48) 3444-7410 ou pelo link: https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email