Secretaria de Saúde dará dicas de tratamentos fisioterapêuticos durante e pós Covid-19

A Secretaria de Saúde do município, por meio das suas redes sociais, irá publicar fotos e vídeos recomendando exercícios terapêuticos que podem ser realizados em domicílio para ajudar na reabilitação de pessoas que estão positivadas ou estão no processo de recuperação pós Covid-19. O material será publicado a partir da próxima segunda-feira (15), no Facebook e Instagram da secretaria (@saudecriciuma).

O conteúdo das publicações irá mostrar diferentes técnicas que auxiliam na melhora dos sintomas e das sequelas deixadas pela doença. Uma das publicações irá ensinar a construir um substituto de um aparelho respiratório fisioterápico, chamado Shaker, com uma garrafa pet, um canudo e água. Esse método apresenta os mesmos resultados do aparelho e ajuda a reexpandir o pulmão.

“A fisioterapia é essencial para que se consiga recuperar o desempenho físico e respiratório abalado por conta da Covid-19”, afirma a gerente das equipes multiprofissionais de saúde, Cris Botelho, acrescentando que “com a internação, o paciente sai com grande perda de massa muscular e com função respiratória comprometida por conta da intubação”. Ainda segundo ela, com a fisioterapia, há uma facilidade na reabilitação motora e cardiorrespiratória do indivíduo.

Além das orientações via redes sociais, a Secretaria de Saúde também esclarece as dúvidas sobre tratamento e recuperação da doença no Telecovid 156.

Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid

Uma outra alternativa para o tratamento, é o Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid, idealizado pelo governo do município. Ele fica localizado no Rio Maina e conta com uma equipe formada por médicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, enfermeiras, uma psicóloga, e uma nutricionista.

Ele é o primeiro Centro de Reabilitação Pós-Covid do Brasil a atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos profissionais, ele tem uma academia completa para exercícios físicos e equipamentos fisioterápicos para recuperação pulmonar.

blank

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email