Saúde nos Parques: entrega de materiais marca retomada das atividades do projeto

Com o foco em aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos, o projeto Saúde nos Parques retomou as atividades em Criciúma. Com um incentivo para a prática de exercícios físicos, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última semana, a entrega de materiais para o desenvolvimento das atividades.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), permite aos participantes um acompanhamento e avaliação para indicar uma melhor intensidade nos seus exercícios.

De acordo com o coordenador das Equipes Multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Fernandes Maffei, os materiais entregues correspondem a cones com barras, cones chinês, cordas de pular, kits de extensores com múltiplas tensões, kits de mini band com múltiplas tensões e pares de caneleiras. Os itens contribuem com o processo de trabalho das equipes multiprofissionais, que prestam acompanhamento aos participantes. “É de extrema importância esses materiais para que eles possam realizar as suas atividades corroborando significativamente para o processo de saúde dessas pessoas”, reforça.

Publicidade

Atualmente, o programa conta a participação de 800 integrantes, que são supervisionados por profissionais de educação física, com acompanhamento da frequência cardíaca, e passam por uma avaliação para indicar uma melhor intensidade nas atividades. Os interessados em participar do programa podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e juntar-se a iniciativa.

Protagonista em uma cidade mais saudável

Em 2023, por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou e denominou Criciúma como a Capital Catarinense dos Parques Urbanos. Nesse sentindo, os parques atraem a atenção dos moradores e visitantes para um meio de lazer e para as práticas esportivas, possibilitando que os equipamentos públicos se tornem uma opção ideal para as atividades físicas.

Criciúma se tornou promissora ao escolher os parques como um ambiente propício para capitalizar as características naturais da população no desenvolvimento dos hábitos saudáveis e na prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e ginástica funcional. “Criciúma, hoje, é reconhecida como um município inovador na questão de programas de saúde. Nós somos o único município que possui programas de atividades físicas nesses dispositivos, no caso, nos parques”, ressalta o coordenador.

Publicidade

Hora de colocar a saúde em movimento em Criciúma

O projeto Saúde nos Parques impacta de forma positiva na saúde dos participantes. Todas as atividades ofertadas pela iniciativa são desenvolvidas em áreas de lazer: Parque das Nações, Parque da Prefeitura e Parque dos Imigrantes. O projeto ocorre todas as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, às 7h, 8h, 9h, 18h, 19h e 20h.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email