Saúde atualiza portarias de eventos, casas noturnas e serviços de alimentação para prevenção da Covid-19

A partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto, Santa Catarina terá novos regramentos sanitários para realização de eventos, e para funcionamento de serviços de alimentação como bares e restaurantes.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, considerou o avanço da vacinação, mas também a confirmação da transmissão da variante Delta no estado, deve-se agir com prudência na retomada destas atividades, evitando as aglomerações.

blank

Para isso, a Saúde decidiu manter o distanciamento como uma forma de promover um ambiente mais seguro para os clientes e trabalhadores, possibilitando com que os estabelecimentos possam funcionar de acordo com sua capacidade e com o cenário epidemiológico.

“A ocupação desses espaços deve ser feito pela razão entre o tamanho espaço em metros quadrados pelo distanciamento de acordo com o nível de risco. Esse fator varia de 2,0 no nível gravíssimo, 1,8 no nível grave e 1,5 nos níveis alto e moderado.” explicou. 

Já para os eventos e para as casas noturnas, pubs e afins, além do distanciamento, será permitido o funcionamento, com uma capacidade máxima de pessoas, não podendo ser ultrapassada conforme o nível de risco da região:

  • No nível Gravíssimo (cor vermelha), até 100 pessoas;
  • No nível Grave (cor laranja), até 200 pessoas;
  • No nível Alto (cor amarela), até 300 pessoas;
  • No nível Moderado (cor azul), até 500 pessoas.

O acesso à pista de dança deve permanecer proibido em qualquer nível, pois há risco de se promover aglomerações que possam elevar o risco de transmissão de Covid-19. Além disso, é obrigatoriedade o uso de máscaras por todos os clientes, sendo permitida a retirada apenas quando estiverem sentados as mesas durante o consumo.

“Deve sempre ser mantida a ventilação natural dos ambientes, com portas e janelas abertas favorecendo a circulação de ar externo, ventiladores de teto na função reversa ou sendo direcionados para espaços vazios.”, enfatizou Macário.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, aponta: “As regras vem não para penalizar, mas para promover ambientes em que as pessoas possam frequentar com segurança. É importante um pacto para que estes regramentos sejam seguidos, para que possamos continuar avançando na redução da transmissão, ao mesmo tempo que avançamos na campanha de vacinação, imunizando o maior número de catarinenses”.

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email