Programa gratuito de teletriagem de pacientes segue em atividade na Unesc

Lançado logo nos primeiros dias de quarentena, o SOS Unesc – Covid-19, programa de teletriagem gratuito para toda a comunidade, segue em pleno funcionamento e tem foco em colaborar com pacientes e com a rede de saúde.

Os atendimentos do projeto são feitos com apoio do curso de Medicina e do Programa de Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde, com profissionais divididos em turnos, das 8h às 20h.

O atendimento feito de forma virtual, pelo Whatsapp, é realizado por meio de um sistema que direciona as perguntas iniciais ao paciente que, caso seja avaliada a necessidade do encaminhamento, conversa diretamente com profissionais e residentes da saúde sob orientação de tutores.

Conforme a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Cristiane Tomasi, ao oferecer a teletriagem a Universidade colabora com pacientes e com toda a comunidade. “Isso porque o serviço tem a credibilidade da Unesc e ajuda a evitar que todos precisem buscar o Centro de Triagem e desta forma gerar uma aglomeração, por exemplo”, explica.

Para os residentes Ednara Sávio Caetano e Diego de Souza, que participam dos atendimentos desde o início do projeto, a avaliação mais precisa sobre o assunto vem dos próprios usuários do serviço.

Segundo Ednara, mesmo se tratando de uma ferramenta virtual, muitos pacientes relataram que se sentiram acolhidas com o contato e enfatizaram a importância de um atendimento humanizado. “Outros feedbacks recebidos foram, por exemplo, de pessoas que disseram estar se sentindo mais calmas e amparadas. Tivemos diversos elogios pelo sistema utilizado no SOS por possibilitar um direcionamento correto ao paciente conforme os sintomas descritos e a segurança nesse encaminhamento”, comentou.

Ao contar com diferentes desafios, o atendimento remoto, conforme Diego, também conta com algumas facilidades, se comparado ao presencial. “Uma dessas vantagens é a segurança que traz ao evitar o contato e diminuir a probabilidade de uma infecção durante a consulta.

Além disso, o trabalho remoto traz a possibilidade de alto número de atendimentos, encaminhamentos e direcionamentos corretos, discussão de caso com a equipe, estruturação de vínculo e acompanhamento de caso por meio de contatos em caráter e retornos, além do desenvolvimento de ações de promoção de saúde mesmo em tempo de pandemia”, acrescenta.

O atendimento virtual do SOS Unesc – Covid-19 pode ser acessado por meio do contato (48) 99183-8663.

Entenda o serviço passo a passo:

1. Adicione o telefone (48) 99183-8663 como contato em seu aparelho de celular como SOS Covid-19;

2. Digite “Oi” para iniciar o atendimento;

3. Neste momento você receberá uma mensagem eletrônica e deverá preencher seus dados;

4. Se não você não estiver com algum sintoma ou sinal de contaminação, o sistema emitirá o protocolo e encerrará o caso;

5. Caso você sinalize a presença de ao menos um sinal ou sintoma de Covid-19 o sistema o encaminhará para um residente. Esse profissional fará sua avaliação e orientará para que permaneça eu casa ou que seja encaminhado à um dos médicos do SOS Unesc Covid-19.;

6. O médico de plantão confere a avaliação feita pelo residente e orienta para que você fique em casa ou o encaminha ao serviço de saúde do município.;

7. Caso a orientação final seja para que fique em casa, o serviço do SOS Unesc Covid-19 será monitorado todos os dias também por meio do Whatsapp.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email