Plataforma permite denuncias sobre violações dos direitos humanos para pessoas surdas

O disque 100 é uma importante ferramenta de denúncia de violação dos direitos humanos, o telefone limita a acessibilidade de pessoas surdas, por exemplo. Por isso, o canal foi estendido para o portal da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e possui atendimento em Língua Brasileira de Sinais. Desde 2020, quando isso foi possível, mais de 1.700 pessoas surdas já utilizaram a plataforma, pelo site ou aplicativo.

A intérprete de Libras, Dania Vasconcellos, deu voz à explicação da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar (que é surda). Segundo ela, essa modalidade de atendimento permite a inclusão e a autonomia das pessoas surdas. A denúncia é feita por videochamada e, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é um serviço único no mundo, porque possui intérpretes humanos, que fazem o registro das denúncias.

blank

Até agosto deste ano, a plataforma recebeu mais de 27 mil denúncias de violação de direitos humanos contra pessoas com deficiência. Entre os relatos, estão situações de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade dessas pessoas. Também são registrados maus tratos, chantagem, manipulação e invasão de privacidade.

Fonte: Agência Brasil

 

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email