Novo coronavírus: Governo de Criciúma reforça medidas de prevenção

Mesmo sem nenhum caso confirmado em Criciúma até o momento, mas com 11 suspeitos, a Administração Municipal está em alerta e reforça as medidas de prevenção do novo coronavírus (COVID-19).

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vice-prefeito, Ricardo Fabris, e o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, realizaram uma reunião multissetorial de esclarecimento sobre as ações de prevenção em Criciúma e região na tarde desta sexta-feira (13), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Além das ações de prevenção, também foi abordado a antecipação, planejamento e coordenação estratégica contra o vírus.

Uma das ações da Administração Municipal é preparar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na rua João Cechinel e próxima ao Hospital São José, como um centro de triagem para atender os eventuais casos relacionados ao COVID-19.

Em consequência disso, a atual estrutura da UBS será transferida para o novo prédio na rua João Pessoa nos próximos dias. Além disso, a Vigilância Epidemiológica divulgará boletins diários sobre a situação em Criciúma.

A campanha com medidas de prevenção, que circula desde fevereiro no município, vai ser reforçada para a população com a divulgação nos meios de comunicação. “Temos há algum tempo um comitê para discutir as medidas contra o coronavírus.

Tomamos as devidas providências, assim como em 2010 com o H1N1. Não é motivo para pânico, mas é preciso se prevenir”, frisou Salvaro. Até o momento, nenhum evento da cidade está cancelado.

O Plano de Contingência Municipal foi apresentado pelo secretário de Saúde e visa a antecipação e prevenção quanto à possibilidade de confirmar a presença de coronavírus no município e na região. “Cada distrito, que é como nós chamamos as cinco regiões de Criciúma, terá um profissional para fazer o atendimento domiciliar caso necessário. Aqui também fica claro a importância de fazer um centro de triagem como referência”, ressaltou Casagrande.

Ao final do evento, os infectologistas Mônica Junckes e Roberto Oening se colocaram à disposição para tirar dúvidas e dar orientações sobre a doença. Estiveram presentes as equipes multissetoriais da Saúde, prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), denominações religiosas, entidades de segurança, Defesa Civil, imprensa e outras entidades.

Capacitação para profissionais da Saúde

As equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde passaram por mais uma capacitação sobre a situação atual e as procedências do novo coronavírus, também na tarde desta sexta-feira (13). Ainda durante o encontro, foi abordado o Plano de Contingência Municipal, que traz orientações em relação ao atendimento e níveis de resposta. O Plano de Contingência deve ser liberado para os profissionais de saúde, ainda, neste fim de semana.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos:

• Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não temos nenhum caso confirmado até o momento no município, portanto é tempo de intensificarmos as medidas de prevenção e controle, para fazermos uma história diferente;
•Lave sempre as mãos;
• Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro e o antebraço);
• Desconsiderem informações recebidas de fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica do município; Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS);
• Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas;
• Evite beijos, abraços e apertos de mão;
• Mantenha os ambientes arejados;
• Visitas aos idosos podem esperar. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação;
• Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Muito importante evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência, para evitar risco maior.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email