Novembro Azul: Criciúma promove ações com foco na saúde do homem

A partir desta sexta-feira (1) o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde promove ações em alusão ao Novembro Azul. O mês tem foco na conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, em questão de saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros.

Segundo a coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Paula Aguiar a ideia é promover uma mudança no conceito de “ir ao médico”, encorajando os homens a fazer exames de rotina e a cuidar da saúde constantemente.

“Entre as informações que queremos propagar estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de praticar atividades físicas.

São atos simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças”, explicou a coordenadora.

Confira a programação

01/11: Abertura Oficial da Campanha

Palestra com o médico urologista, André Rodrigues, voltada para enfermeiros e gerentes de todos os serviços da Secretaria Municipal de Saúde.

Local: Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris

Horário: das 8h15 às 9h15

08/11: Novembro Azul no Parque

Atividades: verificação de pressão arterial, vacinação (febre amarela, tétano, VTV, hepatite B), avaliação e orientação sobre o câncer de boca, avaliação nutricional e orientação alimentar, planejamento reprodutivo com orientação para abertura de processo para realizar vasectomia; orientação para parar de fumar; orientações de combate ao uso abusivo do álcool (A.A. de Criciúma).

– Dia: 08/11/2019

– Local: Parque das Nações Cincinato Naspolini

– Horário: das 19h às 21h

21/11: Saúde do Homem no Paço:

Palestra “Saúde Mental do Homem Atual” e orientação para procedimento de vasectomia para servidores do Paço Municipal Marcos Rovaris e Pátio de Máquinas.

Local: Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris

Horário: 13h30 e 15h30

30/11: Tarde Azul na comunidade

Além do Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também irão realizar atendimentos e solicitação de exames de check-up e para câncer de próstata.

Entre as atividades estão vacinação, avaliação oral e orientações para prevenção ao câncer de boca, orientações médicas sobre a prevenção a saúde do homem incluindo câncer de próstata, HPV masculino e também orientações sobre vacinação do HPV em meninos de 11 a 14 anos.

Horário: 13h às 17h

Foco no trabalhador

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS), deverá indicar pelo menos uma empresa ou instituição, para agendamento de palestra sobre prevenção e conscientização à saúde do homem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email