Não sabe como começar a praticar exercícios? Veja algumas dicas que vão te ajudar

Se você sente vontade de fazer atividade física, mas não sabe como começar – ou como manter esse hábito – vamos ajudar!

Parece clichê, mas é verdade: o primeiro passo para praticar atividade física é querer. Chegando aqui, você já deu um grande passo!

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Confira algumas dicas para ajudar você:

  • Iniciantes devem começar com atividades mais leves. Vá aos poucos e aumente a intensidade ou o ritmo com o passar das semanas;
  • Vale chamar quem mora com você ou algum amigo para entrar nessa também, assim vocês se motivam;
  • Crie metas realistas para si mesmo. Fazer algo é melhor do que não fazer nada;
  • Colocar uma música de sua preferência pode te dar um gás;
  • Sua prática deve ser regular para ter efeito na saúde. No mínimo 30 minutos por dia, cinco vezes na semana é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • Respeite os limites do seu próprio corpo. O incômodo muscular no começo é normal, mas se estiver sentindo muitas dores, como na região lombar, por exemplo, algo está errado;
  • Procure lugares próximos à sua casa se for treinar em academias. Não depender de grandes deslocamentos facilita a manutenção do hábito
  • Alongamento é um exercício importante. Separe um momento ou alguns dos dias de exercício para essa prática
  • Mantenha o corpo hidratado, o suor faz o organismo perder água

E, se você funciona melhor com prazos, vale determinar dias e horários fixos da semana para fazer seus exercícios.

Benefícios das atividades físicas

Já que a motivação é parte fundamental na adoção de um novo hábito, apresentamos vários benefícios para lembrar você de que o exercício físico é fundamental para sua saúde!

O primeiro é o condicionamento físico. A prática regular de exercícios ajuda seu corpo a ter mais disposição. Ela também melhora o sistema imunológico.

A atividade física regular ainda diminui o risco de doenças cardiovasculares (do coração) e ajuda no combate a doenças crônicas. A redução de acúmulo de gordura corporal também é importante e evita a obesidade.

As vantagens não são só físicas, mas também psicológicas! Fazer exercícios reduz o estresse, melhora o humor e promove a sensação de bem-estar com a liberação de hormônios benéficos para nosso organismo.

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Evite lesões na prática de exercício

Se você vai fazer exercícios por conta própria, seja em casa, seja na rua, é importante tomar alguns cuidados para evitar lesões.

  • Dê preferência para exercícios que já conhece e tem familiaridade
  • Siga treinos divulgados por profissionais, como vídeos no YouTube.
  • Pratique com moderação e sempre comece com baixa intensidade
  • Não encerre os exercícios do nada, vá diminuindo o ritmo
  • Se já tem lesões, não faça nada sem a indicação de um médico

Seguindo estas dicas algum resultado você conseguirá e temos certeza de que vai fazer muito bem a você.

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