Material sobre prevenção à Covid-19 para idosos é oferecido pela Fiocruz

Para muitos idosos, a pandemia trouxe desafios além dos cuidados básicos com a saúde. Embora as chances de contágio pelo novo coronavírus sejam as mesmas para todos, a faixa etária acima dos 60 anos tem maior chance de contrair a forma mais grave da Covid.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis de 2018 do Ministério da Saúde, cerca de 60% do total de idosos no país apresentam hipertensão arterial sistêmica e 23% diabetes mellitus, condições que podem agravar se houver um contágio pela Covid.

blank

Com 73 anos de idade, a manicure Maria Ribeiro, conta que não parou de trabalhar durante a pandemia, mas que tem seguido as recomendações para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Já a dona Maria do Rosário, de 86 anos, portadores de diabetes, conta com a ajuda dos filhos para enfrentar e não se expor durante o período de isolamento social.

E foi pensando nessa parcela da sociedade que a Fundação Fiocruz reuniu uma série de informações para auxiliar idosos, familiares e profissionais na prevenção e nos cuidados da doença.

São relatos, manuais, cartilhas e podcasts que estão disponíveis no site http://idososcovid19.fiocruz.br. Intitulada “Pessoa Idosa e Covid -19: Materiais sobre prevenção e cuidados”, a página tem várias publicações na opção de busca.

Segundo a pesquisadora Dalia Romero, coordenadora geral do site, a ideia é ampliar o acesso a informações de qualidade.

A iniciativa é uma parceria da Fiocruz com a Universidade Federal do Tocantins e está acessível a toda população.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email