O TeleCovid da cidade já ultrapassou a marca das 21 mil pessoas atendidas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço de monitoramento remoto realizou 116 mil sessões. Criado em março de 2021, o canal tem como objetivo orientar e acompanhar os sintomas de pacientes e casos suspeitos da doença.
“É uma maneira de utilizar as tecnologias no combate à pandemia, ajudando no mapeamento de infectados e em prol da saúde. É um conforto para a população, um atendimento remoto de qualidade e com profissionais capacitados.”, destacou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
O primeiro contato costuma ser feito pela equipe da Saúde. “A Vigilância nos passa o nome, telefone e bairro dos pacientes. Fazemos o primeiro contato por WhatsApp e questionamos a idade do paciente e se possui comorbidades, quais os sintomas e quando iniciaram, e se o teste foi feito. Em caso de resultado positivo, perguntamos o local de trabalho, se está vacinado e quais as últimas pessoas com quem teve contato”, explicou a coordenadora do TeleCovid, Cecília Rios.
Confira números do TeleCovid (Dados de 18/10/21):
- 21.173 pessoas atendidas;
- 116.049 sessões ao todo;
- 65.344 sessões com operadores;
- 773.643 mensagens enviadas por usuários;
- 526.631 mensagens enviadas pelo bot;
- 577.778 mensagens enviadas por operadores.