Hospital São José e Secretaria da Saúde desmentem notícias falsas sobre casos de coronavírus

Circulam pelas redes sociais e grupos do whatsapp: aúdios, vídeos e imagens que remetem a informações falsas sobre casos de coronavírus em Criciúma e pelo Estado de Santa Catarina. 

O Hospital São José e Secretaria de Estado da Saúde (SES) alertam para a circulação destas fake news. Uma arte veiculada em redes sociais, que alerta para casos na cidade de Joinville, é completamente falsa e utiliza de forma indevida a logomarca do Governo do Estado, inclusive apresenta erros de gramaticais.

Vale ressaltar que atualmente Santa Catarina conta com nove casos suspeitos da doença e outros quatro que já foram descartados. Os números constam na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde, responsável por compilar os dados no país.

Na página da SES é possível encontrar dicas de prevenção, explicações sobre o novo coronavírus e a a doença (Covid-19) . Para conferir basta acessar o link: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#2019-nCov-brazil

A assessoria de imprensa do Hospital São José se pronunciou sobre a propagação de notícias falsas em relação a contaminação: 

Após terem circulado (os áudios), emitimos uma nota dando explicações sobre o fato.
Nenhum novo caso suspeito veio para atendimento na Instituição.
Todos os profissionais já passaram por treinamento para atendimento, caso o hospital receba pacientes com suspeita, e que estiveram nos países onde o vírus circula.

Os treinamentos serão reforçados para todos os colaboradores da entidade, sempre que necessário; não apenas para profissionais de ponta (áreas de atendimento diretamente aos pacientes), mas para todo quadro de colaboradores.

Estes treinamentos são para todas as entidades de saúde do País.
O Serviço de Infecção hospitalar esta preparado para todo e qualquer tipo de situação.

“Para se manter informado, consulte as fontes oficiais. Não compartilhe notícias falsas”, ressalta a assessoria de comunicação do Governo do Estado. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email