HEMOSC realiza projeto nas escolas para conquistar novos doadores

hemosc criciuma

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) desenvolve desde 1996 o projeto Escola HEMOSC, que tem como finalidade conscientizar, educar e motivar, por meio de palestras e gincanas, estudantes, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, a serem futuros doadores.

Por meio deste projeto o Hemosc já cadastrou mais de 15 mil estudantes em todo o Estado, pois nas escolas, as doações entram nos planos de aula e cronogramas escolares, possibilitando um novo aprendizado e formação da cidadania. As doações são sempre necessárias, apesar da grande adesão de doadores regulares, pois o Hemosc de Criciúma atende 41 cidades do Sul catarinense.

Outro projeto que contribui para a conquista de novos doadores é o Projeto Empresa Solidária, nesse caso é priorizada a participação de empresas no processo de conscientização e educação para a doação de sangue. A meta é realizar campanhas anuais nas empresas, que ficam responsáveis por reservar um dia ou período do ano para o desenvolvimento de atividades voltadas à doação de sangue.

Os requisitos para ser doador são: qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e que esteja portando documento de identidade oficial com foto é um doador em potencial. Para doar é necessário possuir no máximo 60 anos para a primeira doação. Pessoas menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável legal.

Antes da doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado, evitando apenas a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.O HEMOSC ainda cadastra doadores de medula óssea e de plaquetas e hemácias por aférese.

Em Criciúma o Hemosc está localizado na Avenida Centenário, no Bairro Santa Bárbara. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados o cronograma de funcionamento é nos seguintes dias: 9 de junho, 14 de julho, 4 de agosto, 15 de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro, das 8h às 16h.

Mais informações e agendamentos das escolas pelo telefone: (48) 3444-7410.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email