Foram entregues dois Residenciais Terapêuticos nesta terça-feira pela Prefeitura

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde Mental, inaugurou nesta terça-feira (29) dois Serviços residenciais terapêuticos, onde irão residir pacientes com transtornos mentais graves. As residências ficam localizadas na rua José do Patrocínio, no Centro, e na rua João Spillere, no Pinheirinho. 

Os residenciais vão abrigar 17 ex-moradores da extinta Casa de Saúde do Rio Maina. No residencial central ficarão 10 pacientes e no Pinheirinho sete. “São pacientes com transtornos mentais que já estiveram institucionalizados há mais de dois anos na Casa de Saúde do Rio Maina e atualmente estão no Hospital de caridade São Roque, em Morro da Fumaça.

Faz parte da reforma psiquiátrica brasileira como um dispositivo para a desinstitucionalização psiquiátrica, ou seja, a desconstrução de manicômios”, explicou a coordenadora municipal de Saúde Mental, Ana Losso.

Cada residencial tem um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) como referência para o tratamento. No centro será o Caps III e no Pinheirinho o Caps II. Além de toda rede de atenção psicossocial existente no município como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), consultório na rua, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), SAMU e Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email