Farmácia solidária de bairro distribui medicamentos gratuitos para a comunidade

Um sonho de ajudar o próximo que era nutrido há cerca de seis anos se concretizou há cerca de oito meses, a frente do projeto a voluntária Losinete Fontana, 50 anos teve um papel importante na efetivação da Farmácia solidária do bairro Pinheirinho, que hoje atende centenas de criciumenses que buscam medicamentos para manter seus tratamentos médicos. 

O estoque de medicamentos é formado por doações de pessoas que perderam seus familiares e amostras grátis cedidas por médicos, basicamente. Hoje a farmácia conta com o cadastro de 290 pessoas que necessitam de remédios e possuem o receituário médico para uso dos mesmos. 

Para realizar o cadastro basta ser residente em Criciúma e apresentar a documentação pessoal: RG e CPF, o atendimento acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. 

O cadastro e entrega da medicação é feito pelo jovem Luiz Felippe, de 18 anos e estudante do 2º ano do Ensino Médio. “É gratificante ligar para as pessoas e avisar que o medicamento que ela tanto aguarda chegou, quando seu tratamento estava interrompido, por falta dos mesmos”, declara o jovem, que sonha seguir nesta área, como farmacêutico ou nutricionista. 

Quem também desempenha um papel muito importante neste projeto é a professora aposentada Minervina Luciana Pezzi, 63 anos, que contribui na arrecadação e coleta de medicamentos doados pela comunidade.

Para se manter a farmácia conta com a colaboração de empresários que respondem pelo pagamento do aluguel, e demais despesas do local, sem um sistema para controle do estoque, os cadernos são a solução. Para melhorar o atendimento, seria necessária a aquisição de mais dois computadores com um sistema para controle das entradas e saídas de medicamentos, uma impressora, um veículo para entrega em bairros mais afastados (carro ou moto).

Como não há nenhum tipo de cobrança as doações são fundamentais para a manutenção dos serviços no local, que conta com apoio de voluntários, inclusive uma farmacêutica responsável. 

Após se consolidar a ideia dos organizadores da entidade é expandir e abrir mais filiais nos maiores bairros do município. 

Para mais informações basta entrar em contato pelo (48)3437-3854 ou (48)99901-1312 (WhatsApp). 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email