Farmácia Escola segue atendendo a população em Criciúma

A Farmácia Escola, parceria entre a Prefeitura de Criciúma e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), segue atendendo a comunidade, mas com alterações conforme as recomendações das Notas Técnicas do Governo Estadual. Os munícipes recebem atendimento na Farmácia Escola por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o convênio prevê o fornecimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

Devido às medidas de prevenção à Covid-19, o funcionamento do local segue normalmente, com o agendamento de dispensa de medicamentos. Quanto à dispensação dos medicamentos isotretinoína, acitretina e talidomida permanece necessário apresentar a notificação de receita e termo. As renovações dos processos serão feitas automaticamente até maio, sem necessidade de apresentação de laudo e receita, conforme a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) do estado.

“Orientamos que usuários do grupo de risco, que são os portadores de doenças crônicas e/ou idosos, solicitem a terceiros para que façam a retirada dos medicamentos”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Queli Seifert. Com isso, não é necessário a apresentação da Declaração Autorizada, apenas do documento do paciente com foto ou cópia, além da ficha de controle de atendimento.

Novas solicitações de medicamentos foram suspensas em 18 de março por 30 dias, com exceção de pacientes que solicitam medicamentos para transplantes, hipertensão arterial pulmonar, anemia na doença renal crônica, dieta sintética, e casos de urgência para o uso de imunoglobulina humana (púrpura trombocitopênica, síndrome de Ghillain Barré, miastenia gravis e transplantes). Para estes casos, a documentação poderá ser encaminhada por e-mail.

Em caso de dúvidas, a Farmácia escola atende pelo telefone (48) 3431-2789, pelo WhatsApp (48) 9 9644-1887 e pelo e-mail [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email