Exames gastrointestinais serão otimizados nos postos de saúde do município

Os pacientes atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma, que apresentam algum sinal ou sintoma gastrointestinal e que necessitam de exame de endoscopia digestiva alta para diagnóstico, agora podem realizar os exames de endoscopia após a consulta com o clínico geral. Antes, após a suspeita de uma enfermidade no aparelho digestivo, era necessário marcar uma consulta com um gastroenterologista para a solicitação de exames complementares.

O protocolo definido pela Secretária Municipal de Saúde deve começar nas UBSs nos próximos dias. A mudança vai servir para diminuir as filas, o que representa a otimização do tempo para os pacientes até a realização dos exames. “Isso é um avanço e já queremos implantar o mesmo protocolo em outras especialidades para encurtar o tempo de espera”, destaca o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Com a maior autonomia, os clínicos gerais vão encaminhar os pacientes para fazer os exames. Caso o médico reconheça alguma alteração no aparelho digestivo, a pessoa atendida será encaminhada para o especialista. Gastrite, úlcera, e refluxo gastroesofágico são algumas das doenças mais comuns diagnosticadas pelos gastroenterologistas.

A Secretária Municipal de Saúde conta com 46 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por diversos bairros da cidade. Os locais servem para realizar os atendimentos primários, isto é, consultas de rotina e tratamentos de doenças que não aparentam ser graves. Casos de urgência devem ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro Boa Vista.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email