Em um mês, quase duas mil pessoas foram atendidas no Centro de Triagem de Criciúma

O Centro de Triagem Coronavírus 24h, localizado ao lado do Hospital São José, completou um mês de instalação. Em pouco mais de 30 dias, o espaço, que atende paciente com sintomas da Covid-19, recebeu aproximadamente duas mil pessoas, entre realização de atendimentos e orientações.

Até a manhã desta quinta-feira, 23, o Centro de Triagem da região central do município havia realizado 1381 atendimentos de pacientes com suspeitas e mais de 500 orientações à pessoas que procuram o local para sanar dúvidas sobre a doença.

A enfermeira responsável pelo Centro de Triagem Coronavírus 24h, Eliane Salib, destaca o empenho de toda equipe nos atendimentos realizados durante a pandemia. “Foi uma estrutura muito bem montada para atender nossos munícipes. Todos os profissionais que passam por aqui dão o máximo de sim, pois também está sendo uma experiência nova para gente”.

Ao todo, quatro equipes com 12 profissionais da saúde estão atuando no local a cada 12h. Durante todos os períodos há pelo menos um médico e uma ambulância, que é utilizada caso necessário.

 Localização como ponto forte

Por situar-se ao lado de um hospital de referência e na região central, a responsável pelo Centro de Triagem Coronavírus 24h caracteriza a localização da unidade como um dos principais acertos. “Estamos em um bom local e isso ajuda muito. Em casos mais graves, o hospital é logo ao lado. Toda estrutura necessária nos foi dada, para oferecermos o melhor suporte à população”, acrescenta Eliane.

O Secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, lembra que o Centro de Triagem foi implantado ainda antes do município ter registrado o primeiro caso da Covid-19. “Estamos trabalhando com métodos de prevenção da doença antes mesmo dela aparecer na cidade. Sabemos da gravidade que ele pode causa e montamos diversas estratégias para que os danos sejam os menores no município”.

O gestor da pasta ressalta também que outra estratégia aderida foi a abertura do Centro de Triagem da Boa Vista, que completará um mês no próximo sábado (25). “Conseguimos montar essa segunda unidade, que está abrangendo de forma maior aquela região. Contamos com ótimos profissionais, que desde o início estão fazendo um trabalho excelente no combate ao coronavírus”, frisa Casagrande.

blank

 Ações de combate à Covid-19

A Secretaria de Saúde de Criciúma realizou diversas ações preventivas e de combate à Covid-19, dentre as quais destacam-se:

  • Criação dos Centros de Triagem na região central e no bairro Boa Vista.
  • Restruturação da antiga Casa de Saúde do Rio Maina para servir de Centro de Retaguarda para tratamento de pessoas contaminadas com o Novo Coronavírus.
  • Publicação diária do boletim epidemiológico no site específico do município para tratar da Covid-19. covid19.criciuma.sc.gov.br.
  • Parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) nos serviços de teletriagem.
  • Prioridade para idosos da maior faixa etária e acamados nas primeiras etapas de vacinação contra influenza.
  • Desinfecção de pontos estratégicos do município.
  • Acompanhamento do quadro clínico de suspeitos e confirmados com a Covid-19, durante a quarentena, com o trabalho envolvendo profissionais da saúde.
  • Compra de testes rápidos para profissionais da saúde.
  • Orientações preventivas para população em combate à Covid-19.
  • Auxílio na arrecadação de doação financeiras e de itens de higiene.
  • Aplicação de higienização por ozônio, em parceria com a Unesc.
  • Realização de pesquisa com aplicação de testes rápidos aleatórios na população, em parceria com a Unesc.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email