Dia D de vacinação contra sarampo e influenza acontecerá neste sábado

O próximo sábado (30) será o dia D na prevenção da gripe (influenza) e do sarampo em todo o país. Na ocasião, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas, das 8h às 17h, aplicando os dois imunizantes. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que iniciou em 4 de abril.

Os trabalhadores da área de saúde já podem receber as duas vacinas. As crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, a partir deste sábado, também poderão receber os dois imunizantes. Já os idosos acima de 60 anos podem ser imunizados apenas contra a influenza.

Publicidade
blank

Para receber a dose, deve-se comparecer ao posto de saúde mais próximo portando a caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. No caso das crianças, um responsável deve acompanhá-las.

Publicidade

Mais de uma vacina no mesmo dia?

“Uma pessoa pode tomar o imunizante contra o sarampo e contra a gripe de forma simultânea. Pode até mesmo tomar a da Covid-19, se ela se encaixar em todos os três grupos, observando as recomendações do Ministério da Saúde”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Contraindicações

Segundo Bucco, pessoas que estão com febre ou outros sintomas gripais devem aguardar a melhora para serem vacinadas. De acordo com Ministério da Saúde, a vacina da gripe é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina da gripe anteriormente.

O imunizante contra o sarampo é contraindicado para gestantes e crianças menores de 5 anos com imunodepressão grave. Pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina tríplice viral anteriormente também não devem ser vacinadas contra o sarampo.

Publicidade

Seja um Leitor Parceiro!

Em uma época em que a facilidade ao acesso de informação acaba multiplicando a desinformação, e para piorar em meio a uma pandemia, o site Bairros Criciúma reforça o compromisso com o jornalismo sério, profissional e de qualidade. Nossa equipe se dedica diariamente na difusão de informação responsável e que você pode confiar.

Para que possamos melhorar cada vez mais e juntos possamos ter um jornalismo sério e o compromisso com a informação de qualidade, contamos também com a contribuição espontânea de nossos leitores!
Para contribuir basta fazer um Pix de qualquer valor para a chave: [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email