Dia D contra o sarampo será neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo chega neste sábado (15) em seu Dia ‘D’, quando ocorre uma mobilização no país em prol da prevenção. A primeira etapa da campanha tem como objetivo imunizar a população entre seis meses e 49 anos. A segunda etapa será em agosto. Em Criciúma, a vacina da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As pessoas que quiserem se imunizar devem levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e o documento com foto. “A campanha é seletiva, destinada para aquelas pessoas que ainda não tenham as suas doses completas. De seis meses até 29 anos são duas doses e de 30 a 49 anos é apenas uma dose. A contraindicação é para gestantes, pacientes com imunodeficiências e bebês abaixo de seis meses”, explicou a enfermeira do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Liane Magnus da Silva.

Surto de sarampo em Santa Catarina

Conforme o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, até o dia 25 de janeiro de 2020, dos 60 casos suspeitos de sarampo no estado, 28 foram confirmados, 23 descartados e 9 ainda permanecem em investigação, segundo a orientação do Ministério da Saúde. Nenhum caso da doença foi registrado em Criciúma até o momento.

Sintomas do sarampo

Febre, manchas vermelhas pelo corpo, coriza, tosse e conjuntivite estão entre os sintomas do sarampo. O vírus responsável pela doença é altamente contagioso. A transmissão é feita por meio de tosse, espirro, fala e respiração. A vacina da tríplice viral é a melhor forma de prevenção da doença.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email